sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: “MALETA VIAJANTE”

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.



ALINE DAIANA GREGORY SCHNEIDER[1]
CONSTANCIA MARTINS BORGHEZAN[2]
KÁTIA CRISTINA CARSE ALCOVER[3]

Resumo: As habilidades de leitura e escrita fazem parte do processo de integração da criança tanto na escola como na sociedade que faz parte. Portanto, o hábito de ler deve ser incentivado desde as primeiras vivências escolares. Ao aplicar uma avaliação diagnostica nas turmas de 1º e 2º anos, pode-se observar que os mesmos possuem dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, além de não terem acesso aos gêneros textuais no núcleo familiar e não serem incentivados a praticar a leitura em casa. Sendo assim, é necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Para tanto foi desenvolvido o plano de intervenção pedagógica “Maleta Viajante” nas turmas do 1º ano C, 2º ano B e 2º ano D da Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza. Este plano é oriundo do Projeto de Formação da/na Escola e teve como objetivos: oferecer acesso a materiais variados de leitura, portadores textuais como: revistas, jornais, gibis, livros proporcionando assim um incentivo à leitura de nossos alunos e pais tornando a leitura fonte de prazer e informação; incentivar e desenvolver em nossos alunos o gosto pela leitura e integrar família e escola; melhorar a leitura dos alunos em sala de aula no processo de alfabetização. O plano foi desenvolvido no período entre agosto e novembro de 2019, no qual os alunos levaram para casa uma maleta plástica intitulada como “Maleta Viajante”: contendo diferentes gêneros textuais como: livros, gibis, jornais e revistas para leitura tanto do aluno quanto da família no ambiente familiar e uma atividade de registro. A maleta era levada em um dia e devolvida no outro para que todos pudessem participar, porém alguns alunos por motivos diversos como faltas, esquecimento da maleta em casa, final de semana, entre outros ficaram com a maleta por mais dias. Alguns alunos descuidaram da maleta danificando-a ou danificando os materiais. No decorrer do plano também foram realizadas rodas de conversa sobre as leituras e experiências com a maleta viajante. Notou-se que os pais tiveram importância na participação, pois alguns alunos necessitavam de ajuda para fazer a leitura do livro e a atividade de registro. Observou-se que os alunos demonstraram mais interesse para com a leitura desse modo o plano contribuiu para a pratica da leitura despertando nos alunos curiosidade, aumentando sua capacidade de concentração e atenção na hora da leitura. Uma dificuldade foi em relação aos pais que não auxiliaram os alunos tanto na leitura quanto na realização da atividade de registro, fazendo com que esses alunos não tivessem um avanço tão significativo quanto os demais. Diante dos resultados, pode-se concluir que o objetivo do plano foi alcançado e que o mesmo foi de suma importância para despertar o interesse dos alunos com a leitura.


Palavras-Chave: Leitura. Escrita. Maleta viajante. Livros.


[1] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, alinedgregory@hotmail.com
[2] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, c.m.borghezan@gmail.com
[3] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, katia_alcover@hotmail.com

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