ALINE
DAIANA GREGORY SCHNEIDER[1]
CONSTANCIA
MARTINS BORGHEZAN[2]
KÁTIA
CRISTINA CARSE ALCOVER[3]
Resumo: As habilidades de leitura e escrita
fazem parte do processo de integração da criança tanto na escola como na
sociedade que faz parte. Portanto, o hábito de ler deve ser incentivado desde
as primeiras vivências escolares. Ao aplicar uma avaliação diagnostica nas
turmas de 1º e 2º anos, pode-se observar que os mesmos possuem dificuldades na
aprendizagem da leitura e escrita, além de não terem acesso aos gêneros
textuais no núcleo familiar e não serem incentivados a praticar a leitura em
casa. Sendo assim, é necessário que a escola busque resgatar o valor da
leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da
cidadania. Para tanto foi desenvolvido o plano de intervenção pedagógica “Maleta
Viajante” nas turmas do 1º ano C, 2º ano B e 2º ano D da Escola Estadual Professora
Maria Sebastiana de Souza. Este plano é oriundo do Projeto de Formação da/na
Escola e teve como objetivos: oferecer acesso a materiais variados de leitura,
portadores textuais como: revistas, jornais, gibis, livros proporcionando assim
um incentivo à leitura de nossos alunos e pais tornando a leitura fonte de
prazer e informação; incentivar e desenvolver em nossos alunos o gosto pela
leitura e integrar família e escola; melhorar a leitura dos alunos em sala de
aula no processo de alfabetização. O plano foi desenvolvido no período entre
agosto e novembro de 2019, no qual os alunos levaram para casa uma maleta
plástica intitulada como “Maleta Viajante”: contendo diferentes gêneros
textuais como: livros, gibis, jornais e revistas para leitura tanto do aluno
quanto da família no ambiente familiar e uma atividade de registro. A maleta
era levada em um dia e devolvida no outro para que todos pudessem participar,
porém alguns alunos por motivos diversos como faltas, esquecimento da maleta em
casa, final de semana, entre outros ficaram com a maleta por mais dias. Alguns
alunos descuidaram da maleta danificando-a ou danificando os materiais. No
decorrer do plano também foram realizadas rodas de conversa sobre as leituras e
experiências com a maleta viajante. Notou-se que os pais tiveram importância na
participação, pois alguns alunos necessitavam de ajuda para fazer a leitura do
livro e a atividade de registro. Observou-se que os alunos demonstraram mais
interesse para com a leitura desse modo o plano contribuiu para a pratica da
leitura despertando nos alunos curiosidade, aumentando sua capacidade de
concentração e atenção na hora da leitura. Uma dificuldade foi em relação aos
pais que não auxiliaram os alunos tanto na leitura quanto na realização da
atividade de registro, fazendo com que esses alunos não tivessem um avanço tão
significativo quanto os demais. Diante dos resultados, pode-se concluir que o
objetivo do plano foi alcançado e que o mesmo foi de suma importância para
despertar o interesse dos alunos com a leitura.
[1] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, alinedgregory@hotmail.com
[2] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, c.m.borghezan@gmail.com
[3] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, katia_alcover@hotmail.com
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