sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

HORTA ESCOLAR

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.



PAULINE GAERTNER RITT (Escola 29 de Junho)






Resumo: Tendo como ponto de partida o diagnóstico do pré-conhecimento dos alunos sobre a horta escolar, sobre a falta de conhecimento entre verduras e ervas daninhas, compostos orgânicos e inorgânicos, necessários à manutenção da horta, tempo de nascimento das sementes, cuidados com replantio, como proceder para regar, quanta água e quantas vezes ao dia regar as plantas, cuidados na preparação dos canteiros, cuidados no replantio devido à intensidade do sol, enfim, a horta não podia ser vista somente como um espaço para ser regada duas vezes ao dia pelos alunos. Diante  do diagnóstico e de experiências vividas na horta  escolar,inicialmente,tivemos que trazer à luz uma maior interação dos alunos na prática,adequando conteúdos, experiência, vivências à horta, sendo que, ela foi usada como meio de aprendizagem significativa e de desafiar os alunos a solucionar problemas referentes a mesma.Os autores desse trabalho,na horta escolar, foram os alunos, mediados e coordenados pelos professores que trabalham no projeto em períodos extraclasse, bem como nos horários estabelecidos no cronograma do projeto.A horta requer  dedicação total dos envolvidos, e, é um trabalho de formiguinha, no qual cada um desempenha as funções necessárias à manutenção da mesma. Sabemos que a Horta Escolar,tem a necessidade de cuidados integrais,todos os dias da semana,incluindo finais de semana e feriados,sendo que para tal, todos os envolvidos tinham e tem o compromisso e responsabilidade de cuidar a mesma, conforme o cronograma,estabelecido em reunião com os envolvidos.Todos os dias, no turno matutino e vespertino os responsáveis se dirigem a horta e com o auxílio dos alunos,desenvolviam os trabalhos durante uma hora ou mais,conforme necessidade. Por meio de aulas prático-científicas desenvolvemos pesquisa com seminários e trabalhos em grupos que fortaleceram os estudos e o letramento científico, tão necessário e urgente frente ao caos estabelecido pelas tecnologias não sustentáveis e que estão esgotando todas as formas de recursos do planeta. O Projeto Horta Escolar veio contribuir com muitas interrogações, por parte dos alunos, que apesar da terem acesso a inúmeras informações no mundo tecnológico, possuem pouco conhecimento de mundo, pois, somente alguns alunos tem o hábito de cultivar em suas residências uma horta familiar, e, também pelo pouco poder aquisitivo das famílias, as compras do mercado são feitas comprando-se alimentos básicos para a manutenção alimentar durante todo o mês, sendo que comprar hortaliças,legumes e frutas tornam-se alimentos de luxo na mesa das famílias mais carentes. A ciência vista com um olhar crítico e reflexivo, possibilitará a mudança de ações por parte dos alunos e professores, pois a compreensão da ciência hoje é essencial para interpretar o mundo e melhorar a qualidade de vida.
Palavras-Chave: Horta escolar. Interação professor-aluno. Aprendizagem significativa.

ALVES,Rubens.Filosofia à ciência.Introdução ao jogo e suas regras.São Paulo.São Paulo:Editora Brasiliense,15ª edicção,1992.
MARQUES,Mário Osório. Educação nas ciências: interlocução e complementariedade. Ijuí:Ed. Unijuí,2002.
MORIN,Edgar,1921-Educação e complexidade:os sete saberes e outros ensaios. 4ª edição,São Paulo:Cortez, 2007.
ROSSO,A.A renovação do ensino de ciências dos anos 60 e 70:pressão externa ou méritos? Florianópolis,1990.
GUDSDORF, Georges. Professor para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Ed. Martins Fontes,1987.

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