PAULINE GAERTNER RITT (Escola 29 de Junho)
Resumo: Tendo como ponto de partida o diagnóstico do pré-conhecimento dos alunos
sobre a horta escolar, sobre a falta de conhecimento entre verduras e ervas
daninhas, compostos orgânicos e inorgânicos, necessários à manutenção da horta,
tempo de nascimento das sementes, cuidados com replantio, como proceder para regar,
quanta água e quantas vezes ao dia regar as plantas, cuidados na preparação dos
canteiros, cuidados no replantio devido à intensidade do sol, enfim, a horta
não podia ser vista somente como um espaço para ser regada duas vezes ao dia
pelos alunos. Diante do diagnóstico e de
experiências vividas na horta
escolar,inicialmente,tivemos que trazer à luz uma maior interação dos
alunos na prática,adequando conteúdos, experiência, vivências à horta, sendo
que, ela foi usada como meio de aprendizagem significativa e de desafiar os
alunos a solucionar problemas referentes a mesma.Os autores desse trabalho,na
horta escolar, foram os alunos, mediados e coordenados pelos professores que
trabalham no projeto em períodos extraclasse, bem como nos horários
estabelecidos no cronograma do projeto.A horta requer dedicação total dos envolvidos, e, é um
trabalho de formiguinha, no qual cada um desempenha as funções necessárias à
manutenção da mesma. Sabemos que a Horta Escolar,tem a necessidade de cuidados
integrais,todos os dias da semana,incluindo finais de semana e feriados,sendo
que para tal, todos os envolvidos tinham e tem o compromisso e responsabilidade
de cuidar a mesma, conforme o cronograma,estabelecido em reunião com os
envolvidos.Todos os dias, no turno matutino e vespertino os responsáveis se
dirigem a horta e com o auxílio dos alunos,desenvolviam os trabalhos durante
uma hora ou mais,conforme necessidade. Por meio de aulas prático-científicas
desenvolvemos pesquisa com seminários e trabalhos em grupos que fortaleceram os
estudos e o letramento científico, tão necessário e urgente frente ao caos
estabelecido pelas tecnologias não sustentáveis e que estão esgotando todas as
formas de recursos do planeta. O Projeto
Horta Escolar veio contribuir com muitas interrogações, por parte dos alunos,
que apesar da terem acesso a inúmeras informações no mundo tecnológico, possuem
pouco conhecimento de mundo, pois, somente alguns alunos tem o hábito de
cultivar em suas residências uma horta familiar, e, também pelo pouco poder
aquisitivo das famílias, as compras do mercado são feitas comprando-se
alimentos básicos para a manutenção alimentar durante todo o mês, sendo que
comprar hortaliças,legumes e frutas tornam-se alimentos de luxo na mesa das
famílias mais carentes. A
ciência vista com um olhar crítico e reflexivo, possibilitará a mudança de
ações por parte dos alunos e professores, pois a compreensão da ciência hoje é
essencial para interpretar o mundo e melhorar a qualidade de vida.
Palavras-Chave: Horta escolar. Interação
professor-aluno. Aprendizagem significativa.
ALVES,Rubens.Filosofia
à ciência.Introdução ao jogo e suas regras.São Paulo.São Paulo:Editora Brasiliense,15ª
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Georges.
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