sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

TODOS A BORDO: VIAJANDO PELA ESCRITA E LEITURA COM A MALETA VIAJANTE DO 3º D

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.



VÂNIA REGINA OTSUKA LOPES[1]

Resumo: O presente relato de experiência “Todos a bordo: viajando pela escrita e leitura com a Maleta Viajante do 3º D”, está vinculado a proposta do plano de intervenção desenvolvido em consonância ao Projeto de Formação Continuada realizado na Escola Estadual “Professora Maria Sebastiana de Souza”, e o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (CEFAPRO). De acordo com os resultados obtidos por meio de sondagens, o problema detectado em relação ao desempenho escolar de nossos educandos do 3º ano D, foi a dificuldade de leitura e de escrita, assim como a dificuldade de compreensão de textos nas diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Observando que em alguns casos as famílias/responsáveis têm desempenhado sua função de forma desatenta, não colaborando para um bom desempenho escolar da criança. Em razão dos resultados e buscando minimizar as dificuldades e ampliar os laços entre as famílias, aprendentes e escola, desenvolvemos a proposta de intervenção com a disciplina de Língua Portuguesa, apresentado como objetivos: oferecer acesso a materiais variados de leitura, portadores textuais como: revistas, gibis, livros, proporcionando desta forma um incentivo à leitura dos educandos, pais e familiares tornando a leitura fonte de prazer e informação; incentivar e desenvolver em nossos alunos o gosto pela leitura e escrita, assim como integrar família e escola; proporcionar um momento de escrita fora do ambiente escolar ao estudante e aos familiares. A intervenção foi desenvolvida em uma atividade extraclasse, buscando o envolvimento do aluno e da família. Os livros escolhidos para compor a maleta foram: Palavras, muitas palavras – Ruth Rocha; Cachinhos Dourados – Robert Southey; Que Esquisito – sobre higiene pessoal; uma revista Veja (voltada aos leitores adultos) e um “Diário de Bordo” para registros escritos de estudantes e/ou familiares. Observando, que o período de desenvolvimento da intervenção ocorreu de 15/08/2019 a 04/10/2019. A avaliação foi pautada nos registros realizados no “Diário de Bordo” pelos educandos e/ou familiares. O estudo foi fundamentado em Ferreiro (2001), Cavalcanti (1997), Freire (2008). Os resultados alcançados foram observados na melhoria do desenvolvimento das atividades que envolvem a escrita e a leitura, até mesmo um despertar, tanto pelos educandos como pelos pais/responsáveis, para estas atividades tão importantes para o processo de escolarização das crianças e para sua atuação na sociedade como cidadão participativo e crítico. Diante disso, verificou-se que a atividade extraclasse alcançou os escopos propostos, assim como ficou evidente a necessidade de desenvolver propostas semelhantes ao longo do ano.

Palavras-Chave: Leitura. Escrita. Maleta Viajante.

REFERÊNCIAS
CAVALCANTI, ZÉLIA. Alfabetizando. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FERREIRO,EMÍLIA. Cultura escrita e educação: Conversas de Emília Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e Rosa María Torres. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

FREIRE, MADALENA. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.


[1]Escola Estadual “Professora Maria Sebastiana de Souza”. Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FAVENI. vaniaregina1971@outlook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário