VÂNIA
REGINA OTSUKA LOPES[1]
Resumo: O presente relato de experiência
“Todos a bordo: viajando pela escrita e leitura com a Maleta Viajante do 3º D”,
está vinculado a proposta do plano de intervenção desenvolvido em consonância
ao Projeto de Formação Continuada realizado na Escola Estadual “Professora
Maria Sebastiana de Souza”, e o Centro de Formação e Atualização dos
Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (CEFAPRO). De acordo com os
resultados obtidos por meio de sondagens, o problema detectado em relação ao
desempenho escolar de nossos educandos do 3º ano D, foi a dificuldade de
leitura e de escrita, assim como a dificuldade de compreensão de textos nas
diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Observando que em alguns
casos as famílias/responsáveis têm desempenhado sua função de forma desatenta,
não colaborando para um bom desempenho escolar da criança. Em razão dos
resultados e buscando minimizar as dificuldades e ampliar os laços entre as
famílias, aprendentes e escola, desenvolvemos a proposta de intervenção com a
disciplina de Língua Portuguesa, apresentado como objetivos: oferecer acesso a materiais
variados de leitura, portadores textuais como: revistas, gibis, livros,
proporcionando desta forma um incentivo à leitura dos educandos, pais e
familiares tornando a leitura fonte de prazer e informação; incentivar e
desenvolver em nossos alunos o gosto pela leitura e escrita, assim como
integrar família e escola; proporcionar um momento de escrita fora do ambiente
escolar ao estudante e aos familiares. A intervenção foi
desenvolvida em uma atividade extraclasse, buscando o envolvimento do aluno e
da família. Os livros escolhidos para compor a maleta foram: Palavras, muitas
palavras – Ruth Rocha; Cachinhos Dourados – Robert Southey; Que Esquisito –
sobre higiene pessoal; uma revista Veja (voltada aos leitores adultos) e um
“Diário de Bordo” para registros escritos de estudantes e/ou familiares. Observando,
que o período de desenvolvimento da intervenção ocorreu de 15/08/2019 a
04/10/2019. A avaliação foi pautada nos registros realizados no “Diário de
Bordo” pelos educandos e/ou familiares. O estudo foi fundamentado em Ferreiro
(2001), Cavalcanti (1997), Freire (2008). Os resultados alcançados foram
observados na melhoria do desenvolvimento das atividades que envolvem a escrita
e a leitura, até mesmo um despertar, tanto pelos educandos como pelos
pais/responsáveis, para estas atividades tão importantes para o processo de
escolarização das crianças e para sua atuação na sociedade como cidadão
participativo e crítico. Diante disso, verificou-se que a atividade extraclasse
alcançou os escopos propostos, assim como ficou evidente a necessidade de
desenvolver propostas semelhantes ao longo do ano.
Palavras-Chave: Leitura.
Escrita. Maleta Viajante.
REFERÊNCIAS
CAVALCANTI, ZÉLIA. Alfabetizando. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1997.
FERREIRO,EMÍLIA. Cultura escrita e educação:
Conversas de Emília Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e Rosa
María Torres. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
FREIRE, MADALENA. Educador, educa a dor. São
Paulo: Paz e Terra, 2008.
[1]Escola Estadual “Professora Maria
Sebastiana de Souza”. Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal
de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura. Pós-graduada em Psicopedagogia
Institucional e Clínica pela FAVENI. vaniaregina1971@outlook.com
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