sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PROJETO: A LEITURA VAI À MINHA CASA

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


JÚLIA RODRIGUES NUNES CAFÉ[1]
LEY-LY-NAY DIACOY FARIAS MIRANDA[2]

Resumo: Um projeto pedagógico de ensino voltado para a leitura, contribui para que os estudantes aprimorem o entendimento dos sentidos figurados, denotativo e conotativo, proporcionado pelo constante ato de ler, e assim, contribuindo na ampliação do entendimento e do diálogo em diversificados contextos. Por isso, é essencial o estímulo da leitura nas séries inicias e finais do Ensino Fundamental I, para que o estudante avance os próximos níveis educacionais estimulados a ler, tornando a prática da leitura um hábito prazeroso diário. A leitura propicia uma compreensão ímpar da “leitura do mundo”, aperfeiçoando o vocabulário e aprimorando a escrita, transcendendo a decodificação, dando sentido ao que se lê e ao que se escreve. O projeto A leitura vai à minha casa foi criado pela docente Júlia Café, e posteriormente, compartilhado com a docente Ley-Ly-Nay Miranda, no primeiro semestre do ano letivo, na Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza. O projeto teve como principal objetivo desenvolver a leitura dos estudantes, permitindo o aprimoramento da oratória, o desenvolvimento da retórica, desempenho da leitura, da interpretação de texto e da escrita. No 1º momento, realizamos uma discussão com os discentes sobre a importância da leitura para o desenvolvimento crítico, intelectual e para análise dos contextos de mundo. No 2º momento, apresentamos diversos e plurais livros paradidáticos aos estudantes, estimulando o hábito de ler através do contato com o livro. No 3º momento, cada estudante escolheu um livro dos diversos apresentados, sendo que, a obra escolhida foi levada para casa, que deveria ser lido durante o decorrer da semana. Junto com a leitura, o estudante responderia um questionário padrão, que o ajudaria a estruturar sua leitura, assim como, ajudaria na interpretação do livro. No 4º momento, cada estudante apresentava o livro paradidático que levou para casa, socializando sua experiência de leitura com a turma. Após apresentação, o estudante escolhia um colega para realizar a troca dos livros. Todos os discentes participaram da referida atividade semanalmente, sendo que não era permitido que o estudante levasse para casa um livro que já levou anteriormente. Os resultados da implantação do projeto foram prazeroso e significativo para nós e para os estudantes, pois os mesmos ficavam ansiosos nas vésperas das apresentações, expondo que gostariam que chegasse logo o momento de realizar as apresentações e as trocas dos livros com os colegas. Avalizamos que houve um despertar na prática da leitura dos estudantes, tornando-os protagonistas na hora de apresentar a estória do livro para os colegas. Com o decorrer do projeto, eles passaram a serem mais compreensivos quando o colega estava narrando, prestando mais atenção, utilizando de imaginação e criticidade para questionar o enredo do livro apresentado.

Palavras-Chave: Livro. Leitura. Projeto. Ler.

Referências

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 45 ed. SP: Cortez, 2003.

PEREIRA, Elana de Jesus. Leitura infantil: O valor da leitura para a formação de futuros leitores. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/viewFile/2162/1359. Acesso em 16 de abril de 2016

SOUZA, Mayane Leite da Silva; SANTOS, Elieide Pereira dos; BATISTA, Isleide Carvalho. O processo didático educativo: Uma análise reflexiva sobre o processo de ensino e a aprendizagem. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/processo-didatico-educativo-analise-reflexiva-sobre-processo-ensino-aprendizagem.htm. Acesso em 15 de novembro


[1] Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza, julialiterata@hotmail.com
[2] Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza, leylynay2008@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário