JÚLIA RODRIGUES NUNES CAFÉ[1]
LEY-LY-NAY DIACOY FARIAS MIRANDA[2]
Resumo: Um projeto
pedagógico de ensino voltado para a leitura, contribui para que os estudantes
aprimorem o entendimento dos sentidos figurados, denotativo e conotativo,
proporcionado pelo constante ato de ler, e assim, contribuindo na ampliação do
entendimento e do diálogo em diversificados contextos. Por isso, é essencial o
estímulo da leitura nas séries inicias e finais do Ensino Fundamental I, para
que o estudante avance os próximos níveis educacionais estimulados a ler,
tornando a prática da leitura um hábito prazeroso diário. A leitura propicia
uma compreensão ímpar da “leitura do mundo”, aperfeiçoando o vocabulário e
aprimorando a escrita, transcendendo a decodificação, dando sentido ao que se lê
e ao que se escreve. O projeto A leitura vai à minha casa foi criado pela
docente Júlia Café, e posteriormente, compartilhado com a docente Ley-Ly-Nay
Miranda, no primeiro semestre do ano letivo, na Escola Estadual Professora
Maria Sebastiana de Souza. O projeto teve como principal objetivo desenvolver a leitura dos estudantes, permitindo
o aprimoramento da oratória, o desenvolvimento da retórica, desempenho
da leitura, da interpretação de texto e da escrita. No 1º momento, realizamos
uma discussão com os discentes sobre a importância da leitura para o desenvolvimento
crítico, intelectual e para análise dos contextos de mundo. No 2º momento,
apresentamos diversos e plurais livros paradidáticos aos estudantes,
estimulando o hábito de ler através do contato com o livro. No 3º momento, cada
estudante escolheu um livro dos diversos apresentados, sendo que, a obra escolhida
foi levada para casa, que deveria ser lido durante o decorrer da semana. Junto
com a leitura, o estudante responderia um questionário padrão, que o ajudaria a
estruturar sua leitura, assim como, ajudaria na interpretação do livro. No 4º
momento, cada estudante apresentava o livro paradidático que levou para casa,
socializando sua experiência de leitura com a turma. Após apresentação, o
estudante escolhia um colega para realizar a troca dos livros. Todos os
discentes participaram da referida atividade semanalmente, sendo que não era
permitido que o estudante levasse para casa um livro que já levou
anteriormente. Os resultados da implantação do projeto foram prazeroso e
significativo para nós e para os estudantes, pois os mesmos ficavam ansiosos
nas vésperas das apresentações, expondo que gostariam que chegasse logo o
momento de realizar as apresentações e as trocas dos livros com os colegas. Avalizamos
que houve um despertar na prática da leitura dos estudantes, tornando-os
protagonistas na hora de apresentar a estória do livro para os colegas. Com o
decorrer do projeto, eles passaram a serem mais compreensivos quando o colega
estava narrando, prestando mais atenção, utilizando de imaginação e criticidade
para questionar o enredo do livro apresentado.
Palavras-Chave: Livro. Leitura.
Projeto. Ler.
Referências
FREIRE,
Paulo. A importância do ato de ler. 45
ed. SP: Cortez, 2003.
PEREIRA,
Elana de Jesus. Leitura infantil: O
valor da leitura para a formação de futuros leitores. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/viewFile/2162/1359.
Acesso em 16 de abril de 2016
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