sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: FICHAS DE LEITURA


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.

ALINE DAIANA GREGORY SCHNEIDER[1]
CONSTANCIA MARTINS BORGHEZAN[2]
KÁTIA CRISTINA CARSE ALCOVER[3]

Resumo: A aquisição da leitura acontece gradativamente a partir do momento em que as crianças entram em contato com os sinais gráficos e com os diferentes portadores textuais no seu processo de escolarização, processo este mediado pelo professor. É esperado que esse desenvolvimento se dê através da mediação do professor, porém alguns alunos apresentam dificuldades significativas na aquisição da leitura, determinados por diferentes fatores. Para conhecer quais dificuldades as crianças apresentavam no inicio do ano letivo, para que o professor alfabetizador pudesse auxiliá-las no avanço de sua aprendizagem, foi realizada uma avaliação diagnóstica para verificar em que nível de leitura e escrita os alunos se encontravam. Constatou-se notória quantidade de alunos ainda não leitores ou com dificuldade na leitura, justificando assim uma intervenção pontual objetivando melhorar a leitura de nossos alunos. Deste modo, este relato refere-se à experiência vivenciada nas turmas de 1º e 2º anos da Escola Estadual Profª Maria Sebastiana de Souza por meio do Projeto de Intervenção Pedagógica: Fichas de Leitura, oriundo do Projeto de Formação da/na Escola. Este projeto de intervenção teve como objetivos: atender as dificuldades específicas da leitura dos alunos em fase de alfabetização; ler um texto para os colegas da sala de aula; incentivar o gosto pela leitura. O projeto foi desenvolvido entre os meses de agosto a novembro, na qual foi disponibilizado fichas de acordo com o nível do aluno, contendo fichas de sílabas canônicas e não canônicas, textos simples e complexos. A leitura das fichas aconteceu em sala de aula com supervisão do professor e também em casa com supervisão dos pais ou responsáveis. No decorrer do projeto notou se uma melhora significativa na leitura considerando as individualidades de cada aluno. O projeto também deu uma motivação maior para leitura de textos tornando os avanços um incentivo para a criança em processo de alfabetização. Porém teve algumas dificuldades no decorrer do desenvolvimento, alguns alunos perderam as fichas e alguns responsáveis não supervisionaram a leitura, o que fez com que esses alunos não alcançassem um avanço tão significativo em relação aos demais. Com exceção desses casos pontuais, pode-se concluir que está ocorrendo melhora significativa na leitura dos alunos, cada qual com sua individualidade, percebe-se também que os alunos que são motivados a praticar a leitura em casa tem melhor desenvoltura oral em sala de aula, realiza as leituras com mais fluência, tem interesse em participar das atividades de leitura e se sentem motivados a ler para os colegas quando solicitado em sala de aula. Os responsáveis também desenvolvem papel importante nessa fase e se eles não participarem ativamente, incentivando seus filhos os estes irão ter dificuldades na aquisição da leitura. 


Palavras-Chave: Fichas de leitura. Leitura. Alfabetização.


[1] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, alinedgregory@hotmail.com
[2] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, c.m.borghezan@gmail.com
[3] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, katia_alcover@hotmail.com


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