Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.
ALINE
DAIANA GREGORY SCHNEIDER[1]
CONSTANCIA
MARTINS BORGHEZAN[2]
KÁTIA
CRISTINA CARSE ALCOVER[3]
Resumo:
A aquisição da leitura acontece gradativamente a partir do momento em que as
crianças entram em contato com os sinais gráficos e com os diferentes
portadores textuais no seu processo de escolarização, processo este mediado
pelo professor. É esperado que esse desenvolvimento se dê através da mediação
do professor, porém alguns alunos apresentam dificuldades significativas na
aquisição da leitura, determinados por diferentes fatores. Para conhecer quais
dificuldades as crianças apresentavam no inicio do ano letivo, para que o
professor alfabetizador pudesse auxiliá-las no avanço de sua aprendizagem, foi
realizada uma avaliação diagnóstica para verificar em que nível de leitura e
escrita os alunos se encontravam. Constatou-se notória quantidade de alunos
ainda não leitores ou com dificuldade na leitura, justificando assim uma
intervenção pontual objetivando melhorar a leitura de nossos alunos. Deste
modo, este relato refere-se à experiência vivenciada nas turmas de 1º e 2º anos
da Escola Estadual Profª Maria Sebastiana de Souza por meio do Projeto de
Intervenção Pedagógica: Fichas de Leitura, oriundo do Projeto de Formação da/na
Escola. Este projeto de intervenção teve como objetivos: atender as
dificuldades específicas da leitura dos alunos em fase de alfabetização; ler um
texto para os colegas da sala de aula; incentivar o gosto pela leitura. O
projeto foi desenvolvido entre os meses de agosto a novembro, na qual foi
disponibilizado fichas de acordo com o nível do aluno, contendo fichas de sílabas
canônicas e não canônicas, textos simples e complexos. A leitura das fichas
aconteceu em sala de aula com supervisão do professor e também em casa com
supervisão dos pais ou responsáveis. No decorrer do projeto notou se uma
melhora significativa na leitura considerando as individualidades de cada
aluno. O projeto também deu uma motivação maior para leitura de textos tornando
os avanços um incentivo para a criança em processo de alfabetização. Porém teve
algumas dificuldades no decorrer do desenvolvimento, alguns alunos perderam as
fichas e alguns responsáveis não supervisionaram a leitura, o que fez com que
esses alunos não alcançassem um avanço tão significativo em relação aos demais. Com exceção desses casos pontuais, pode-se concluir que
está ocorrendo melhora significativa na leitura dos alunos, cada qual com sua
individualidade, percebe-se também que os alunos que são motivados a praticar a
leitura em casa tem melhor desenvoltura oral em sala de aula, realiza as
leituras com mais fluência, tem interesse em participar das atividades de
leitura e se sentem motivados a ler para os colegas quando solicitado em sala
de aula. Os responsáveis também desenvolvem papel importante nessa fase e se
eles não participarem ativamente, incentivando seus filhos os estes irão
ter dificuldades na aquisição da leitura.
Palavras-Chave: Fichas de leitura. Leitura. Alfabetização.
[1] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, alinedgregory@hotmail.com
[2] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, c.m.borghezan@gmail.com
[3] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, katia_alcover@hotmail.com
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