Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste
ELISANGELA
RICCI [1]
MARIA
DIVA DOS SANTOS FREITA [2]
SOILA
FERNANDES COELHO [3]
LILIANE
FERRARI [4]
Resumo: analisando
os planos de intervenção dos docentes da escola, detectou-se a necessidade de que
o aluno e o professor refletissem a respeito do processo de
ensino/aprendizagem, bem como da importância da prática pedagógica neste
processo. A intervenção realizada foi o conselho de classe participativo com
todos os docentes da escola e com todas as turmas da escola. Neste sentido os
objetivos propostos foram: despertar no aluno a satisfação em aprender; levar
o/a professor/a a repensar sua prática pedagógica; proporcionar aos docentes e
discentes o ensino/aprendizagem que seja significativo e buscar, coletivamente,
a resolução das dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem. Para
alcançar os objetivos propostos foram realizadas as seguintes ações: a) reunião
com os alunos, por turma, mediada pela coordenação pedagógica, momento em que
foi explicado para os alunos como seria o conselho participativo e as etapas do
mesmo, também foi ressaltado a importância do corpo discente analisar
coerentemente o que acontece na escola e na sala de aula. Após a reflexão
realizada na primeira reunião foi organizado um momento em que professor/a e
alunos/as dialogaram sobre as dificuldades encontradas pelos envolvidos no que
se refere a prática pedagógica que é desenvolvida na sala de aula. Em seguida,
cada aluno pode relatar quais suas dificuldades em relação a aprendizagem e,
também, o que ele está fazendo (ou não) para superar as dificuldades. Diante do
exposto, a coordenação pedagógica, junto com a direção escolar, realizou diálogo
com os professores, individualmente, para refletir sobre o que foi apontado
pelos alunos e como isso sanar e/ou amenizar o que foi detectado. Nesta etapa a
ação foi comunicar aos pais e/ou responsáveis oa casos de alunos faltosos,
baixo rendimento e indisciplina para, juntos, tentar a solução do problema.
Esta atividade foi realizada durante o segundo bimestre. Como resultados
tivemos a mudança no processo de ensino-aprendizagem, tanto dos professores
quanto dos alunos.
Palavras-Chave: Conselho de Classe. Participação. Prática
pedagógica.
CARMINATI, Rosania Soares. Conselho de Classe: Reflexão da Prática Pedagógica. 2011.
DA
SILVA, Marta Betanes. Conselho de
Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico.
2014.
[1] Escola
Estadual Professora Alda Gawlinsk,
e-mail.
[2] Escola
Estadual Professora Alda Gawlinsk,
e-mail.
[3] Escola
Estadual Professora Alda Gawlinsk,
e-mail.
[4] Escola
Estadual Professora Alda Gawlinsk,
e-mail.
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