sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO - UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste

ELISANGELA RICCI [1]
MARIA DIVA DOS SANTOS FREITA [2]
SOILA FERNANDES COELHO [3]
LILIANE FERRARI [4]

Resumo: analisando os planos de intervenção dos docentes da escola, detectou-se a necessidade de que o aluno e o professor refletissem a respeito do processo de ensino/aprendizagem, bem como da importância da prática pedagógica neste processo. A intervenção realizada foi o conselho de classe participativo com todos os docentes da escola e com todas as turmas da escola. Neste sentido os objetivos propostos foram: despertar no aluno a satisfação em aprender; levar o/a professor/a a repensar sua prática pedagógica; proporcionar aos docentes e discentes o ensino/aprendizagem que seja significativo e buscar, coletivamente, a resolução das dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas as seguintes ações: a) reunião com os alunos, por turma, mediada pela coordenação pedagógica, momento em que foi explicado para os alunos como seria o conselho participativo e as etapas do mesmo, também foi ressaltado a importância do corpo discente analisar coerentemente o que acontece na escola e na sala de aula. Após a reflexão realizada na primeira reunião foi organizado um momento em que professor/a e alunos/as dialogaram sobre as dificuldades encontradas pelos envolvidos no que se refere a prática pedagógica que é desenvolvida na sala de aula. Em seguida, cada aluno pode relatar quais suas dificuldades em relação a aprendizagem e, também, o que ele está fazendo (ou não) para superar as dificuldades. Diante do exposto, a coordenação pedagógica, junto com a direção escolar, realizou diálogo com os professores, individualmente, para refletir sobre o que foi apontado pelos alunos e como isso sanar e/ou amenizar o que foi detectado. Nesta etapa a ação foi comunicar aos pais e/ou responsáveis oa casos de alunos faltosos, baixo rendimento e indisciplina para, juntos, tentar a solução do problema. Esta atividade foi realizada durante o segundo bimestre. Como resultados tivemos a mudança no processo de ensino-aprendizagem, tanto dos professores quanto dos alunos.

Palavras-Chave: Conselho de Classe. Participação. Prática pedagógica.

CARMINATI, Rosania Soares. Conselho de Classe: Reflexão da Prática Pedagógica. 2011.
DA SILVA, Marta Betanes. Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico. 2014.

[1] Escola Estadual Professora Alda Gawlinsk, e-mail.
[2] Escola Estadual Professora Alda Gawlinsk, e-mail.
[3] Escola Estadual Professora Alda Gawlinsk, e-mail.
[4] Escola Estadual Professora Alda Gawlinsk, e-mail.

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