CLEUSINTH
MARTINS
LUCIANA
L. DE OLIVEIRA
MARCIA
MARIA MARÇAL
SIMONE
RODRIGUÊS
A
educação é o processo de desenvolvimento essencial ao ser humano, não é
estática porque acompanha a evolução e, portanto, é dinâmica e adaptável a cada
novo tempo que chega. Quando se trata da educação no âmbito da formação
escolar, vê-se diversos questionamentos a respeito das formas mais adequadas
para se promover as relações que permeiam o conhecimento, visando melhorar o
processo em relação ao ensino-aprendizagem.
Surgem, então, os desafios à construção de estratégias educacionais,
visando o desenvolvimento global do aluno, de acordo com as suas necessidades e
dificuldades. Assim,
no primeiro semestre do ano letivo de dois mil e dezenove foi realizado o diagnóstico
com o objetivo de identificar as dificuldades dos educandos. Através da investigação
(sondagem) do processo de construção de conhecimento do aluno, criamos
estratégias para intervir com atividades voltadas para leitura e escrita
visando o resgate da criança na apropriação da mesma e seu uso na sociedade. Sendo assim a leitura e escrita são ferramentas
importantes para qualquer indivíduo inserido dentro da sociedade. Pensando nas
dificuldades do educando a intervenção tem a principal função de promover e
despertar no aluno o interesse pelo hábito da leitura, escrita e a compreensão
de sua importância para sua formação, visando uma aprendizagem significativa e
inclusiva. Despertar o gosto pela leitura e escrita, estimulando hábitos
diários; Ampliar e estimular a
leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas. Desenvolver diferentes
estratégias de leitura e produção de textos. Estimular o gosto pela leitura de
contos, mostrar o mundo da fantasia e faz de conta. No primeiro momento, ler o
poema para que o educando perceber: entonação, ritmo, rima e vários
significados de texto. Em seguida exposição oral e escrita das
leituras lidas e ouvidas articuladas a vivência diária; reescrita textos lidos
e ouvidos; produção de texto através da escrita e do desenho; debate
sobre leitura; recontar histórias utilizando a modalidade oral; resumir histórias utilizando a
modalidade escrita; ler textos
em voz alta, observando a importância da entonação e pontuação para a
compreensão do mesmo. Espera-se
obter como resultado a criação do hábito e o gosto pela leitura em nossos
alunos, professores e demais profissionais da escola. Visando assim a
emancipação de todos enquanto cidadãos capazes de interagir e promover mudanças
no meio em que vivem. Levando em conta o registro de cada etapa do projeto. E o
livro montada por eles.
Palavra-chave: leitura, escrita, ensino –
Aprendizagem.
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