sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O DOMÍNIO DA LEITURA, IMPORTÂNCIA PARA AS APRENDIZAGEM ESCOLARES NO EXERCÍCIO NA SOCIEDADE.

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


CLEUSINTH MARTINS
LUCIANA L. DE OLIVEIRA
MARCIA MARIA MARÇAL
SIMONE RODRIGUÊS
A educação é o processo de desenvolvimento essencial ao ser humano, não é estática porque acompanha a evolução e, portanto, é dinâmica e adaptável a cada novo tempo que chega. Quando se trata da educação no âmbito da formação escolar, vê-se diversos questionamentos a respeito das formas mais adequadas para se promover as relações que permeiam o conhecimento, visando melhorar o processo em relação ao ensino-aprendizagem.  Surgem, então, os desafios à construção de estratégias educacionais, visando o desenvolvimento global do aluno, de acordo com as suas necessidades e dificuldades. Assim, no primeiro semestre do ano letivo de dois mil e dezenove foi realizado o diagnóstico com o objetivo de identificar as dificuldades dos educandos. Através da investigação (sondagem) do processo de construção de conhecimento do aluno, criamos estratégias para intervir com atividades voltadas para leitura e escrita visando o resgate da criança na apropriação da mesma e seu uso na sociedade.  Sendo assim a leitura e escrita são ferramentas importantes para qualquer indivíduo inserido dentro da sociedade. Pensando nas dificuldades do educando a intervenção tem a principal função de promover e despertar no aluno o interesse pelo hábito da leitura, escrita e a compreensão de sua importância para sua formação, visando uma aprendizagem significativa e inclusiva. Despertar o gosto pela leitura e escrita, estimulando hábitos diários; Ampliar e estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas. Desenvolver diferentes estratégias de leitura e produção de textos. Estimular o gosto pela leitura de contos, mostrar o mundo da fantasia e faz de conta.  No primeiro momento, ler o poema para que o educando perceber: entonação, ritmo, rima e vários significados de texto.  Em seguida exposição oral e escrita das leituras lidas e ouvidas articuladas a vivência diária; reescrita textos lidos e ouvidos; produção de texto através da escrita e do desenho; debate sobre leitura; recontar histórias utilizando a modalidade oral; resumir histórias utilizando a modalidade escrita; ler textos em voz alta, observando a importância da entonação e pontuação para a compreensão do mesmo. Espera-se obter como resultado a criação do hábito e o gosto pela leitura em nossos alunos, professores e demais profissionais da escola. Visando assim a emancipação de todos enquanto cidadãos capazes de interagir e promover mudanças no meio em que vivem. Levando em conta o registro de cada etapa do projeto. E o livro montada por eles.

Palavra-chave: leitura, escrita, ensino – Aprendizagem.


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