Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.
Greicy Kelly Delfino Martinhago [1]
Resumo: O
presente trabalho retrata o panorama de experiências vividas nas aulas de
matemática de uma Escola Pública de Primavera do Leste de Mato Grosso. Tais
atividades foram realizadas de oito a vinte e dois de outubro em dias
diferentes, com duração de duas aulas cada, contando com a participação de
alunos de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Os alunos têm
apresentado dificuldades na compreensão dos conceitos matemáticos na Resolução
de Problemas do cotidiano. Dificuldade constatada por meio das observações e
avaliações desenvolvidas ao longo das aulas. Em razão disso é importante
estimular no aluno a postura investigativa e criativa na Resolução de Problemas
do cotidiano e fomentar a participação ativa dos alunos nas aulas. O bom
emprego dessa metodologia Resolução de Problemas é quando aplicada em grupo, de
forma que o trabalho se torne colaborativo. Allevato e Onuchic (2011) retrata
que é imprescindível anotar todas informações encontradas, direcionando todas
as ideias e conhecimentos dos alunos para o caminho da resolução. Após esse
momento, realizar um momento de plenária na lousa com o professor e os grupos e
por fim finalizar com formalização do conteúdo mediada pelo professor, em um
linguajar matemático, padronizando os conceitos e procedimentos obtidos na
resolução do problema. Os resultados obtidos através do problema 1 “Emissora de
Rádio” e problema 2 “Aposta em uma Loteria” foram que os alunos conseguiram
chegar em um procedimento que resolve os dois problemas sem usar nenhum tipo de
fórmula e que o primeiro problema é uma sequência envolta de sucessivas adições
e o segundo sucessivas multiplicações. Por fim descobriram que afunilando os
dados, aplicando nomes as variáveis e constantes e realizando o estudo do
crescimento da progressão aritmética (adição) e geométrica (multiplicação) é
possível realizar a formulação dos problemas. Essa prática de resolução de
problemas, ressaltou a importância de ensinar matemática, visto como ela é um
meio que melhora na compreensão do conhecimento e ressalta que o aluno tem um
papel importante na construção do seu próprio conhecimento. Pois os mesmos são
capazes de compreender a matemática e resolver seus problemas com seus
conteúdos primitivos.
Palavras-chave: Resolução Problemas.
Matemática. Ensino.
Referência
ALLEVATO, N. S.G; ONUCHIC, L. R. Pesquisa em Resolução de Problemas:
caminhos avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p.
73-98, dez. 2011.
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