sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

EXPERIÊNCIA REALIZADA COM O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO ESTUDANDO PROGRESSÕES POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PRIMAVERA DO LESTE – MT”


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.

Greicy Kelly Delfino Martinhago [1]

Resumo: O presente trabalho retrata o panorama de experiências vividas nas aulas de matemática de uma Escola Pública de Primavera do Leste de Mato Grosso. Tais atividades foram realizadas de oito a vinte e dois de outubro em dias diferentes, com duração de duas aulas cada, contando com a participação de alunos de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Os alunos têm apresentado dificuldades na compreensão dos conceitos matemáticos na Resolução de Problemas do cotidiano. Dificuldade constatada por meio das observações e avaliações desenvolvidas ao longo das aulas. Em razão disso é importante estimular no aluno a postura investigativa e criativa na Resolução de Problemas do cotidiano e fomentar a participação ativa dos alunos nas aulas. O bom emprego dessa metodologia Resolução de Problemas é quando aplicada em grupo, de forma que o trabalho se torne colaborativo. Allevato e Onuchic (2011) retrata que é imprescindível anotar todas informações encontradas, direcionando todas as ideias e conhecimentos dos alunos para o caminho da resolução. Após esse momento, realizar um momento de plenária na lousa com o professor e os grupos e por fim finalizar com formalização do conteúdo mediada pelo professor, em um linguajar matemático, padronizando os conceitos e procedimentos obtidos na resolução do problema. Os resultados obtidos através do problema 1 “Emissora de Rádio” e problema 2 “Aposta em uma Loteria” foram que os alunos conseguiram chegar em um procedimento que resolve os dois problemas sem usar nenhum tipo de fórmula e que o primeiro problema é uma sequência envolta de sucessivas adições e o segundo sucessivas multiplicações. Por fim descobriram que afunilando os dados, aplicando nomes as variáveis e constantes e realizando o estudo do crescimento da progressão aritmética (adição) e geométrica (multiplicação) é possível realizar a formulação dos problemas. Essa prática de resolução de problemas, ressaltou a importância de ensinar matemática, visto como ela é um meio que melhora na compreensão do conhecimento e ressalta que o aluno tem um papel importante na construção do seu próprio conhecimento. Pois os mesmos são capazes de compreender a matemática e resolver seus problemas com seus conteúdos primitivos.

Palavras-chave: Resolução Problemas. Matemática. Ensino.

Referência

ALLEVATO, N. S.G; ONUCHIC, L. R. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.



[1] Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário