Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste
ELAINE
APARECIDA DE OLIVEIRA AMORIM [1]
JULIETA
CAMPOS DOS REIS[2]
MARIA
TEREZA DE FARIA CAMPOS[3]
ROSIMEIRE
MATIAS DE ALMEIDA[4]
SUZANE
CAVALCANTE[5]
VILMA
CAMPANHA DOS SANTOS[6]
Resumo: O presente projeto surgiu da necessidade de despertar
o interesse e o gosto dos alunos pela leitura, fornecer subsídios para
reescrita e reconto escrito e oral, através do encantamento de histórias de
conto de fadas, da leitura lúdica e dramatizada de obras de grandes escritores
da literatura infantil brasileira. Desejamos que nossos alunos sejam leitores,
porém, nós, enquanto responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem, envolvemos
os nossos alunos com a escuta de bons textos, de bons livros ou com a magia da
contação de histórias e causos do interesse deles? Assim, acreditamos que
contar histórias, com ludicidade, criatividade e imaginação contribui para o
desenvolvimento de leitores. O produto final do projeto dar-se-á em tarde
cultural com envolvimento de todo ensino fundamental I da escola com contação
de várias histórias pelas professoras, reprodução de vídeos com histórias
produzidas pelos alunos, recitação de poemas. Assim, o objetivo geral foi proporcionar
aos alunos situações de leitura para descoberta e compreensão do mundo,
vivenciando tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve e construindo
assim uma consciência reflexiva e questionadora nos alunos. E,
ainda, estimular a imaginação, a criatividade e o senso
crítico dos alunos para desenvolver a linguagem oral e perceber
que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado
para criar a cultura de ouvir e contar histórias na escola e desenvolver
emoções e sentimento dos alunos de forma prazerosa e significativa. A
contação de história realizadas em sala de aula se dará com fantoches e
palitoches, avental e lata de histórias, leitura de livros com a intenção de
motivar o prazer e o gosto pela literatura infantil. A culminância do projeto será no
mês de novembro com uma amostra literária: exposição trabalhos feitos pelos
alunos, contação de histórias, sarau de poesia e brincadeiras vinculadas ao
projeto. A avaliação se dará dentro de um processo formativo e
contínuo. Assim através dos trabalhos desenvolvidos observar-se-á se o aluno
consegue um novo olhar para o universo dos livros de literatura. Serão
avaliadas as capacidades de conhecimento e compreensão dos alunos, diante das
histórias lidas e contadas, o gosto de ouvir, sentir e presenciar momentos
mágicos das histórias e também o comprometimento, dedicação dos alunos nas
apresentações do produto final. É
possível afirmar que o desenvolvimento do projeto propiciou aos alunos um novo
olhar e um grande contato com livros de literatura infantil. Desse modo é
possível concluir que a contação de histórias é uma prática que traz muitos
benefícios aos alunos, auxilia na linguagem escrita e oral, amplia o universo
de significados, estimula a criatividade e a construção social e cultural das
crianças.
Palavras-Chave: Histórias. Leitura. Magia. Lúdico.
Referências:
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione,2003.
SIMÕES, Luciene Juliana. Leitura e autoria: planejamento em
Língua Portuguesa e Literatura. Erechim: Idelbra,2012.
[1] Instituição, e-mail.
[2] Instituição, e-mail.
[3] Instituição, e-mail.
[4] Instituição, e-mail.
[5] Instituição, e-mail.
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