sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PROJETO: CONTANDO E ENCANTANDO


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste

ELAINE APARECIDA DE OLIVEIRA AMORIM [1]
JULIETA CAMPOS DOS REIS[2]
MARIA TEREZA DE FARIA CAMPOS[3]
ROSIMEIRE MATIAS DE ALMEIDA[4]
SUZANE CAVALCANTE[5]
VILMA CAMPANHA DOS SANTOS[6]

Resumo: O presente projeto surgiu da necessidade de despertar o interesse e o gosto dos alunos pela leitura, fornecer subsídios para reescrita e reconto escrito e oral, através do encantamento de histórias de conto de fadas, da leitura lúdica e dramatizada de obras de grandes escritores da literatura infantil brasileira. Desejamos que nossos alunos sejam leitores, porém, nós, enquanto responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem, envolvemos os nossos alunos com a escuta de bons textos, de bons livros ou com a magia da contação de histórias e causos do interesse deles? Assim, acreditamos que contar histórias, com ludicidade, criatividade e imaginação contribui para o desenvolvimento de leitores. O produto final do projeto dar-se-á em tarde cultural com envolvimento de todo ensino fundamental I da escola com contação de várias histórias pelas professoras, reprodução de vídeos com histórias produzidas pelos alunos, recitação de poemas. Assim, o objetivo geral foi proporcionar aos alunos situações de leitura para descoberta e compreensão do mundo, vivenciando tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve e construindo assim uma consciência reflexiva e questionadora nos alunos. E, ainda, estimular a imaginação, a criatividade e o senso crítico dos alunos para desenvolver a linguagem oral e perceber que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado para criar a cultura de ouvir e contar histórias na escola e desenvolver emoções e sentimento dos alunos de forma prazerosa e significativa. A contação de história realizadas em sala de aula se dará com fantoches e palitoches, avental e lata de histórias, leitura de livros com a intenção de motivar o prazer e o gosto pela literatura infantil. A culminância do projeto será no mês de novembro com uma amostra literária: exposição trabalhos feitos pelos alunos, contação de histórias, sarau de poesia e brincadeiras vinculadas ao projeto. A avaliação se dará dentro de um processo formativo e contínuo. Assim através dos trabalhos desenvolvidos observar-se-á se o aluno consegue um novo olhar para o universo dos livros de literatura. Serão avaliadas as capacidades de conhecimento e compreensão dos alunos, diante das histórias lidas e contadas, o gosto de ouvir, sentir e presenciar momentos mágicos das histórias e também o comprometimento, dedicação dos alunos nas apresentações do produto final. É possível afirmar que o desenvolvimento do projeto propiciou aos alunos um novo olhar e um grande contato com livros de literatura infantil. Desse modo é possível concluir que a contação de histórias é uma prática que traz muitos benefícios aos alunos, auxilia na linguagem escrita e oral, amplia o universo de significados, estimula a criatividade e a construção social e cultural das crianças.

Palavras-Chave: Histórias. Leitura. Magia. Lúdico.

Referências:
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione,2003.
SIMÕES, Luciene Juliana. Leitura e autoria: planejamento em Língua Portuguesa e Literatura. Erechim: Idelbra,2012.




[1] Instituição, e-mail.
[2] Instituição, e-mail.
[3] Instituição, e-mail.
[4] Instituição, e-mail.
[5] Instituição, e-mail.


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