Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste
ISAÚ FERREIRA VELOSO FILHO[1]
Resumo: A presente intervenção aconteceu na Escola Estadual
Professora Alda G. Scopel, com os primeiros anos do Ensino Médio, pertencente ao Cefapro de Primavera do Leste, na
disciplina de Filosofia. O problema detectado foi a dificuldade que os alunos
apresentam em relacionar a filosofia com as questões práticas: a vida e a
formação intelectual, bem como comparar pontos de vista expressos em diferentes
fontes sobre determinados aspectos da cultura humana. Esta intervenção foi
realizada de forma disciplinar, tendo como foco todos os primeiros anos. Estes
que são propensos à preconceitos acerca da filosofia por desconhecê-la, em sua
maioria, como conteúdo escolar. Os objetivos propostos para intervenção
foram: Desenvolver o senso-crítico dos alunos e a reflexão entre o conteúdo
teórico e questões práticas do cotidiano/vida. Para atingir nossa meta as ações
realizadas consistiram na apresentação de maneira expositiva e por meio de roda
de conversas do conceito de Xenofobia e vídeos referentes ao tema. A princípio
com o auxílio do livro didático, definindo o conceito em questão, em seguida
contextualizamos este conceito por meio do vídeo “O casamento de Roy” da
Família Dinossauros, bem como, questionário e discussão sobre a Xenofobia no
vídeo e na nossa realidade cultural. A avaliação ocorreu por meio de debates
buscando desenvolver a argumentação com base nos problemas e conceitos
apresentados. Por fim, como resultado, obteve-se, ainda que de forma inicial, a
desmistificação da filosofia como algo alheio à vida cotidiana. Ao que foi exposto, podemos concluir, que após a
realização desta atividade os envolvidos demonstraram melhor compreensão do
assunto tratado, não apenas isso, passaram a envolverem-se de modo mais
prazeroso e constante com a filosofia durante as aulas. Atualmente não é
ocasional os estudantes relacionarem o cotidiano com os conteúdos e conceitos
filosóficos discutidos em sala de aula.
Palavras-chave:
Filosofia. Xenofobia. Cotidiano.
Prática pedagógica.
Referências: ARANHA, M. L. A; MARTINS, M. H. P. Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo: Ed. Moderna, 2009,
4ª Edição.
A FAMILIA DINOSSAUROS: O casamento de Roy.
Direção: Michael Jacobs. Produção: Disney; Jim Henson Productions; Michael
Jacobs Productions.
Nenhum comentário:
Postar um comentário