sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A FILOSOFIA TEM RELAÇÃO COM A REALIDADE?


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste


ISAÚ FERREIRA VELOSO FILHO[1]

Resumo: A presente intervenção aconteceu na Escola Estadual Professora Alda G. Scopel, com os primeiros anos do Ensino Médio, pertencente ao Cefapro de Primavera do Leste, na disciplina de Filosofia. O problema detectado foi a dificuldade que os alunos apresentam em relacionar a filosofia com as questões práticas: a vida e a formação intelectual, bem como comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinados aspectos da cultura humana. Esta intervenção foi realizada de forma disciplinar, tendo como foco todos os primeiros anos. Estes que são propensos à preconceitos acerca da filosofia por desconhecê-la, em sua maioria, como conteúdo escolar. Os objetivos propostos para intervenção foram: Desenvolver o senso-crítico dos alunos e a reflexão entre o conteúdo teórico e questões práticas do cotidiano/vida. Para atingir nossa meta as ações realizadas consistiram na apresentação de maneira expositiva e por meio de roda de conversas do conceito de Xenofobia e vídeos referentes ao tema. A princípio com o auxílio do livro didático, definindo o conceito em questão, em seguida contextualizamos este conceito por meio do vídeo “O casamento de Roy” da Família Dinossauros, bem como, questionário e discussão sobre a Xenofobia no vídeo e na nossa realidade cultural. A avaliação ocorreu por meio de debates buscando desenvolver a argumentação com base nos problemas e conceitos apresentados. Por fim, como resultado, obteve-se, ainda que de forma inicial, a desmistificação da filosofia como algo alheio à vida cotidiana. Ao que foi exposto, podemos concluir, que após a realização desta atividade os envolvidos demonstraram melhor compreensão do assunto tratado, não apenas isso, passaram a envolverem-se de modo mais prazeroso e constante com a filosofia durante as aulas. Atualmente não é ocasional os estudantes relacionarem o cotidiano com os conteúdos e conceitos filosóficos discutidos em sala de aula.
Palavras-chave: Filosofia. Xenofobia. Cotidiano. Prática pedagógica.
Referências: ARANHA, M. L. A; MARTINS, M. H. P. Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo: Ed. Moderna, 2009, 4ª Edição.

A FAMILIA DINOSSAUROS: O casamento de Roy. Direção: Michael Jacobs. Produção: Disney; Jim Henson Productions; Michael Jacobs Productions.



[1] Escola Estadual Alda Scopel, zaubob@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário