sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PROJETO ALIMENTAÇÃO COMPLETA E SAUDÁVEL

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


ROSIMEIRE CARDOSO FEDRIGO[1]
WISLLAN BRENNER TAVARES COSTA[2]

Resumo: Este projeto aconteceu na Escola Estadual Campo Vila União e envolveu vários profissionais da escola, principalmente os da área 21, responsáveis pelas áreas administrativas, alimentação escolar, limpeza e vigilância. Todos os alunos da escola foram contemplados com esse projeto que aborda a necessidade que os profissionais da escola têm de se manterem em constante formação, visto que são inúmeros desafios e situações que precisam ser mudadas dentro do ambiente escolar. Dentre esses vários gargalos, os profissionais da área 21 optaram por trabalhar a questão da alimentação escolar, pois estava tendo uma grande quantidade de resto de comida após o almoço. Desse modo, o objetivo foi conscientizar os alunos da escola sobre a importância de uma alimentação completa e saudável, além de reduzir a quantidade de resto de comida após o almoço. Para que esse objetivo fosse alcançado, várias ações foram realizadas, tais como: aplicação de questionário de análise sensorial, para que eles pudessem opinar sobre a comida servida e dar sugestões; palestra com todos os alunos e profissionais da escola sobre o tema compostagem, a qual teve uma boa participação dos alunos se colocando a disposição para ajudar na horta no próximo ano, visto que muitos solicitaram mais verduras, frutas e legumes no cardápio escolar; apresentação aos alunos dos resultados da pesquisa, para dar esse retorno a eles do que é possível fazer e mudar, frente ao que eles responderam; caixa de sugestões disponível ao lado de onde é servida a comida e a imersão de uma sala na preparação do almoço, para os alunos acompanharem todo o processo do início ao fim. A partir dessas pequenas ações, já foi possível notar uma mudança de mentalidade dos alunos em relação às refeições e também uma redução, logo de imediato na quantidade de resto de comida e de uma maneira geral, a grande maioria disse que gosta da comida da escola. Logo, compreendemos que o problema não estava relacionado à qualidade da comida, mas a outros aspectos que foram estudados ao longo desta formação. Ao fim deste projeto, fica nítida a importância de estar atento a todos os detalhes e a todas as situações que estão deixando a desejar em algum aspecto e buscar se formar para melhorar aquele processo e resolver os problemas que aparecerem. Alguns autores que contribuíram muito para a pesquisa e escrita do projeto foram: Medeiros (2019) porque foi responsável pela elaboração do material do MEC sobre Políticas de Alimentação Escolar e Zaro (2019) tendo em vista que fala sobre os velhos hábitos em relação ao desperdício de alimentos e esse é o tema central deste estudo.

Palavras-Chave: Alimentação Saudável. Desperdício. Conscientização. Escola.

MEDEIROS, Lorena Gonçalves Chaves. Políticas de Alimentação escolar. 4ª ed. Cuiabá – Brasil, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2016-pdf/33521-04-disciplinas-de-ft-ae-caderno-12-politicas-alimentacao-escolar-pdf/file. Acesso em 24de abr. 2019.




[1] Escola Estadual Campo Vila União, rosimeirecfedrigo@gmail.com
[2] Escola Estadual Campo Vila União, wisllan-tavares@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário