sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DIÁRIO DE UM FEIJÃO

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


ALINE DAIANA GREGORY SCHNEIDER[1]
KÁTIA CRISTINA CARSE ALCOVER[2]
ROSICLÉIA SOARES RECLA[3]

Resumo: Um dos processos de integração da criança na escola se dá através da aquisição da leitura e da escrita. Tanto o domínio da escrita quanto da leitura abrange capacidades que são adquiridas no processo de alfabetização, incluindo desde as primeiras formas de registro alfabético até a produção autônoma de textos. Sendo assim, este plano teve como foco o aperfeiçoamento da escrita dos alunos, tendo em vista o diagnóstico das dificuldades na escrita de alunos dos 2º anos A, B e D que ainda não chegaram ao nível alfabético e mesmo de alunos dessa fase que ainda tem dificuldade na produção de textos. Levando em consideração que a leitura e a escrita se complementam, fez-se necessário realizar uma intervenção pedagógica para auxiliá-los na melhora de seu aprendizado neste quesito. Para essa intervenção foi elaborado um plano intitulado: “Diário de um feijão”, oriundo do Projeto de Formação da/na Escola, com o objetivo de aperfeiçoar e/ou atender as necessidades de melhora na escrita; registrar por escrito e por desenho o crescimento do feijão em um diário, abrangendo a interdisciplinaridade entre Língua portuguesa, Ciências Naturais e Artes. A realização do plano ocorreu na Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza nas turmas dos 2º anos A, B e D entre os dias 6 e 13 de setembro. As atividades desenvolvidas seguiram uma sequência iniciando com a contação da história “João e o pé de feijão” e uma roda de conversa para comentarem sobre a história. Depois os alunos plantaram feijões em copinhos com algodão encharcados em água e pintaram um desenho para colocar no copinho representando a história. Diariamente eles acompanharam o crescimento do feijão e registraram em um diário com a escrita da observação e um desenho. Também foi realizada a observação e registro ilustrado do desenvolvimento de um feijão dentro de uma caixa escura com um pequeno furo. Os alunos tiveram um ótimo aproveitamento, foi uma intervenção dinâmica que chamou a atenção deles. Também ficaram bem empolgados com a ideia de escrever um diário e se dedicaram bastante na escrita do desenvolvimento do feijão. Alguns alunos tiveram autonomia de escrever sozinhos e alguns tiveram dificuldade sendo necessário a professora ser escriba. Nestes últimos notou-se uma melhora na organização das ideias ao ditarem para a professora o que observaram. Percebeu-se que a produção do diário com textos mais informais, dando autonomia para os alunos, foram um pontapé inicial para produção de outros textos. Nas atividades de produção de texto e escrita percebeu-se um avanço e uma compreensão maior. Uma das ocorrências negativas foi que alguns grãos de feijão não brotaram ou demoraram mais para brotar, o que causou certo desânimo nas crianças. Apesar dessas ocorrências conclui-se que os objetivos foram alcançados observando-se essa melhora na escrita e produção de textos. Foi um plano interessante para a iniciação de produção de textos dando sequência com produção de outros gêneros textuais.

Palavras-Chave: Feijão. Diário. Registro. Observação.


[1] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, alinedgregory@hotmail.com
[2] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, katia_alcover@hotmail.com
[3] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, rosicleiasoaresrecla@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário