ALINE
DAIANA GREGORY SCHNEIDER[1]
KÁTIA
CRISTINA CARSE ALCOVER[2]
ROSICLÉIA
SOARES RECLA[3]
Resumo: Um dos processos de integração da criança na escola se
dá através da aquisição da leitura e da escrita. Tanto o domínio da escrita
quanto da leitura abrange capacidades que são adquiridas no processo de
alfabetização, incluindo desde as primeiras formas de registro alfabético até a
produção autônoma de textos. Sendo assim, este plano teve como foco o
aperfeiçoamento da escrita dos alunos, tendo em vista o diagnóstico das
dificuldades na escrita de alunos dos 2º anos A, B e D que ainda não chegaram
ao nível alfabético e mesmo de alunos dessa fase que ainda tem dificuldade na
produção de textos. Levando em consideração que a leitura e a escrita se complementam, fez-se
necessário realizar uma intervenção pedagógica para auxiliá-los na melhora de
seu aprendizado neste quesito. Para essa intervenção foi elaborado um plano intitulado:
“Diário de um feijão”, oriundo do Projeto de Formação da/na Escola, com o objetivo de aperfeiçoar
e/ou atender as necessidades de melhora na escrita; registrar por escrito e por
desenho o crescimento do feijão em um diário, abrangendo a
interdisciplinaridade entre Língua portuguesa, Ciências Naturais e Artes. A
realização do plano ocorreu na Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza nas turmas dos
2º anos A, B e D entre os dias 6 e 13 de setembro. As atividades desenvolvidas
seguiram uma sequência iniciando com a contação da história “João e o pé de
feijão” e uma roda de conversa para comentarem sobre a história. Depois os
alunos plantaram feijões em copinhos com algodão encharcados em água e pintaram
um desenho para colocar no copinho representando a história. Diariamente eles
acompanharam o crescimento do feijão e registraram em um diário com a escrita
da observação e um desenho. Também foi realizada a observação e registro
ilustrado do desenvolvimento de um feijão dentro de uma caixa escura com um
pequeno furo. Os alunos tiveram um ótimo aproveitamento, foi uma intervenção
dinâmica que chamou a atenção deles. Também ficaram bem empolgados com a ideia
de escrever um diário e se dedicaram bastante na escrita do desenvolvimento do
feijão. Alguns alunos tiveram autonomia de escrever sozinhos e alguns tiveram
dificuldade sendo necessário a professora ser escriba. Nestes últimos notou-se
uma melhora na organização das ideias ao ditarem para a professora o que
observaram. Percebeu-se que a produção do diário com textos mais informais,
dando autonomia para os alunos, foram um pontapé inicial para produção de
outros textos. Nas atividades de produção de texto e escrita percebeu-se um
avanço e uma compreensão maior. Uma das ocorrências negativas foi que alguns
grãos de feijão não brotaram ou demoraram mais para brotar, o que causou certo
desânimo nas crianças. Apesar dessas ocorrências conclui-se que os objetivos
foram alcançados observando-se essa melhora na escrita e produção de textos.
Foi um plano interessante para a iniciação de produção de textos dando
sequência com produção de outros gêneros textuais.
[1] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, alinedgregory@hotmail.com
[2] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, katia_alcover@hotmail.com
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