sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: 30 MINUTOS PELA LEITURA.

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.



Ione Maria Dacroce[1]

Resumo: Este relato de experiência apresenta o projeto de intervenção da disciplina de Língua Portuguesa, como trabalho de conclusão da formação continuada dos professores da extensão da Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza. Segundo dados já detectados pela escola os estudantes em sua grande maioria apresentam defasagem na leitura e na escrita. Este trabalho teve como objetivo principal o incentivo à leitura. Diante dessa realidade, fez-se necessário desenvolver estratégias e ações as quais incentivem a prática de leitura. Assim, a professora de Língua Portuguesa Ione Dacroce juntamente com os alunos do segundo ano do ensino médio desenvolveram uma campanha publicitária, com cartazes em forma de teaser, que despertaram a curiosidade dos alunos das turmas do sétimo ao nono ano do ensino fundamental e os alunos do ensino médio da escola. O projeto de intervenção pedagógica da disciplina de Língua Portuguesa teve seu início no dia 04/10/2019. Após todos os livros serem catalogados, os alunos do 2º ano acompanhados da professora passaram de sala em sala anunciando o projeto de intervenção de incentivo à leitura, intitulado: 30 (trinta) minutos pela leitura. O qual consistia em uma vez por semana, na sexta-feira, todos os alunos poderão se dirigir a sala do 2º ano do ensino médio, nos últimos 30 minutos da última aula, para efetuarem o empréstimo de livros, durante uma semana, afim de realizarem a leitura no conforto dos seus lares. Podendo renovar ou trocá-los no final da próxima semana, sempre às sextas-feiras nos últimos 30 minutos de aula. O projeto teve uma aceitação tão imediata que logo surgiu, a expressão “#sextou, levou.” Na primeira sexta-feira foram quarenta e dois livros emprestados e na sexta-feira seguinte dia 18/10/2019, apenas um aluno havia esquecido de trazer o livro, e outros dois faltaram a aula não realizando assim a devolução. Dentre os alunos que fizeram o empréstimo, seis renovaram o mesmo livro por não terem concluido a leitura e quatorze novos livros foram emprestados. Durante esse segundo momento de contato com os alunos, foram realizadas pesquisas orais, com perguntas sobre a leitura do livro, se gostou ou não? Todos que foram abordados responderam positivamente, que gostaram do livro. Como resultado desse projeto pode-se observar que estimulando a leitura, a resposta é positiva, basta o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.  Assim, com a participação de todos, que esses novos conhecimentos possam ser socializados na escola, na familia e na comunidade.

Palavras-chave: Incentivo à Leitura. 30 minutos pela leitura. Sextou. Levou.

Referência

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

DELMANTO, Dileta. A leitura em sala de aula. Almanaque do Programa Escrevendo o Futuro. Ano III. Nº 7. 2009. Disponível em: www.construirnoticias.com.br. Acesso em 25 de outubro de 2019.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed., São Paulo: Cortez, 2001.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: Concepções para a Educação Básica. Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: Seduc, 2018.

SOARES, Maria Teresa Carneiro: PINTO, Neuza Bertoni. Metodologia da Resolução de Problemas. 24ª Reunião ANPEd, 2001.

SOARES, Maria Teresa Caneiro; PINTO, Neuza Bertoni. Metodologia de resolução de problemas. 24° Reunião ANPED, 2001.


[1] Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário