Resumo: Este relato de experiência apresenta o projeto de intervenção da
disciplina de Língua Portuguesa, como trabalho de conclusão da formação
continuada dos professores da extensão da Escola Estadual Professora Maria
Sebastiana de Souza. Segundo dados já detectados pela escola os estudantes em
sua grande maioria apresentam defasagem na leitura e na escrita. Este trabalho
teve como objetivo principal o incentivo à leitura. Diante dessa realidade,
fez-se necessário desenvolver
estratégias e ações as quais incentivem a prática de leitura. Assim, a professora de Língua Portuguesa Ione Dacroce juntamente
com os alunos do segundo ano do ensino médio desenvolveram uma campanha
publicitária, com cartazes em forma de teaser, que despertaram a curiosidade
dos alunos das turmas do sétimo ao nono ano do ensino fundamental e os alunos
do ensino médio da escola. O projeto de intervenção pedagógica da disciplina de
Língua Portuguesa teve seu início no dia 04/10/2019. Após todos os livros serem
catalogados, os alunos do 2º ano acompanhados da professora passaram de sala em
sala anunciando o projeto de intervenção de incentivo à leitura, intitulado: 30
(trinta) minutos pela leitura. O qual consistia em uma vez por semana, na
sexta-feira, todos os alunos poderão se dirigir a sala do 2º ano do ensino
médio, nos últimos 30 minutos da última aula, para efetuarem o empréstimo de
livros, durante uma semana, afim de realizarem a leitura no conforto dos seus
lares. Podendo renovar ou trocá-los no final da próxima semana, sempre às
sextas-feiras nos últimos 30 minutos de aula. O projeto teve uma aceitação tão
imediata que logo surgiu, a expressão “#sextou, levou.” Na primeira sexta-feira
foram quarenta e dois livros emprestados e na sexta-feira seguinte dia
18/10/2019, apenas um aluno havia esquecido de trazer o livro, e outros dois
faltaram a aula não realizando assim a devolução. Dentre os alunos que fizeram
o empréstimo, seis renovaram o mesmo livro por não terem concluido a leitura e
quatorze novos livros foram emprestados. Durante esse segundo momento de
contato com os alunos, foram realizadas pesquisas orais, com perguntas sobre a
leitura do livro, se gostou ou não? Todos que foram abordados responderam
positivamente, que gostaram do livro. Como resultado desse projeto pode-se
observar que estimulando a leitura, a
resposta é positiva, basta o apoio de todos os professores, independente da
disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o
aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua
autonomia e participação social. Assim,
com a participação de todos, que esses novos conhecimentos possam ser
socializados na escola, na familia e na comunidade.
Palavras-chave: Incentivo à Leitura. 30 minutos pela leitura. Sextou. Levou.
Referência
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Base Nacional Comum Curricular: Educação
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