sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PROJETO AULAS PRÁTICAS COM O ENSINO MÉDIO


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste

ELIANE REGINA WOBETO[1]
ALINE BENTO COLPANI[2]
CRISTIANE MARIA VEDOVATTO[3]
JANI TERESINHA BOTH[4]
LOVANI TEREZINHA LUNKES[5]
GEOVANA LURDES BANDIEIRA[6]
ELIZÂNGELA MARIOT[7]
CHEILA MARA FRANCESCATTO[8]


Resumo: Com projeto de intervenção objetivou-se implantar aulas práticas na área das ciências naturais e matemática, como recurso pedagógico para motivar e melhorar a compreensão dos alunos do Ensino Médio. Neste projeto, ressignificamos os conteúdos programáticos das aulas através do uso de atividades práticas, potencializando o desempenho dos alunos nas disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática. Também fizemos uma breve reflexão a respeito de como o uso das aulas práticas podem colaborar na construção da alfabetização científica dos alunos, melhorando não só o desempenho escolar, mas também a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. Nestas aulas, o professor deixa de ser o “dono do conhecimento” e passa a ser um mediador. Os alunos deixam de apenas fixar os conteúdos passando a produzir seu próprio conhecimento de acordo com o que lhes é proposto em sala de aula. Quando o aluno consegue relacionar situações do seu cotidiano com os conteúdos abordados em sala de aula, o aprendizado poderá ser mais significativo (MASSETO, 2007). Os principais objetivos foram: Promover a leitura e interpretação de diferentes textos científicos. Propor a compreensão dos conceitos de Física, Química, Biologia e Matemática através de atividades experimentais. Reconhecer o papel da ciência no desenvolvimento tecnológico e cotidiano. A intervenção aconteceu na Escola Profª Alda G. Scopel, pertencente ao CEFAPRO de Primavera do Leste e foi desenvolvido nos 1º anos matutinos e vespertinos com os respectivos professores das turmas. As atividades práticas foram previamente pesquisadas pelos alunos, que se organizaram em grupos, os quais foram responsáveis pela escolha e apresentação das mesmas, o professor atuou como mediador no processo. As aulas práticas apresentaram os seguintes temas: A origem dos elementos químicos que compõem a tabela periódica e sua importância no cotidiano. Fenômenos que envolvem o calor, transformação de energia térmica em mecânica. Tipos de forças, leis de Newton, pressão e densidade. Biografia dos matemáticos. Conceitos básicos de citologia. Ao final da apresentação os alunos entregaram um relatório contendo o tema, nome da prática, objetivos, procedimento, materiais empregados, resultados. As praticas incentivaram o pensamento crítico e criativo. Ao colocar a mão na massa, o aluno passa a entender o assunto mais intuitivamente, assim ele percebe pessoalmente a maneira como o conteúdo aprendido em sala de aula está relacionado com o mundo e com seu próprio cotidiano. Os resultados permitiram observar que os conceitos científicos são difíceis de serem compreendidos pelos alunos, pois muitos nunca realizaram uma atividade prática o que traz mais dificuldades de assimilar os novos conhecimentos. Porém no decorrer das apresentações foram observadas algumas correlações entre a teoria e a prática o que despertou motivação e interesse pelas aulas, desse modo se sentiram protagonistas da ação.

Palavras-chaves: Ciências. Cotidiano. Aulas práticas.

Referências:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135p (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 2).

MASSETO, Marcos Tarciso (org) Ensino de Engenharia: Técnicas para Otimização das Aulas. Avercamp Editora, São Paulo, 2007.


[1] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[2] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[3] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[4] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[5] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[6] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[7] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[8] Escola Estadual Alda g. Scopel,

Nenhum comentário:

Postar um comentário