Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste
ELIANE
REGINA WOBETO[1]
ALINE BENTO
COLPANI[2]
CRISTIANE
MARIA VEDOVATTO[3]
JANI
TERESINHA BOTH[4]
LOVANI
TEREZINHA LUNKES[5]
GEOVANA
LURDES BANDIEIRA[6]
ELIZÂNGELA
MARIOT[7]
CHEILA MARA
FRANCESCATTO[8]
Resumo: Com projeto de
intervenção objetivou-se implantar aulas práticas na área das ciências naturais
e matemática, como recurso pedagógico para motivar e melhorar a compreensão dos
alunos do Ensino Médio. Neste projeto, ressignificamos os conteúdos
programáticos das aulas através do uso de atividades práticas, potencializando
o desempenho dos alunos nas disciplinas de Física, Química, Biologia e
Matemática. Também fizemos uma breve reflexão a respeito de como o uso das
aulas práticas podem colaborar na construção da alfabetização científica dos
alunos, melhorando não só o desempenho escolar, mas também a formação de
cidadãos mais críticos e conscientes. Nestas aulas, o professor deixa de ser o
“dono do conhecimento” e passa a ser um mediador. Os alunos deixam de apenas
fixar os conteúdos passando a produzir seu próprio conhecimento de acordo com o
que lhes é proposto em sala de aula. Quando o aluno consegue relacionar
situações do seu cotidiano com os conteúdos abordados em sala de aula, o
aprendizado poderá ser mais significativo (MASSETO, 2007). Os principais
objetivos foram: Promover a leitura e interpretação de diferentes textos
científicos. Propor a compreensão dos conceitos de Física, Química, Biologia e
Matemática através de atividades experimentais. Reconhecer o papel da ciência no
desenvolvimento tecnológico e cotidiano. A intervenção aconteceu na Escola
Profª Alda G. Scopel, pertencente ao CEFAPRO de Primavera do Leste e foi
desenvolvido nos 1º anos matutinos e vespertinos com os respectivos professores
das turmas. As atividades práticas foram previamente pesquisadas pelos alunos,
que se organizaram em grupos, os quais foram responsáveis pela escolha e
apresentação das mesmas, o professor atuou como mediador no processo. As aulas
práticas apresentaram os seguintes temas: A origem dos elementos químicos que
compõem a tabela periódica e sua importância no cotidiano. Fenômenos que envolvem
o calor, transformação de energia térmica em mecânica. Tipos de forças, leis de
Newton, pressão e densidade. Biografia dos matemáticos. Conceitos básicos de
citologia. Ao final da apresentação os alunos entregaram um relatório contendo
o tema, nome da prática, objetivos, procedimento, materiais empregados,
resultados. As praticas incentivaram o pensamento crítico e criativo. Ao
colocar a mão na massa, o aluno passa a entender o assunto mais intuitivamente,
assim ele percebe pessoalmente a maneira como o conteúdo aprendido em sala de
aula está relacionado com o mundo e com seu próprio cotidiano. Os resultados
permitiram observar que os conceitos científicos são difíceis de serem
compreendidos pelos alunos, pois muitos nunca realizaram uma atividade prática
o que traz mais dificuldades de assimilar os novos conhecimentos. Porém no
decorrer das apresentações foram observadas algumas correlações entre a teoria
e a prática o que despertou motivação e interesse pelas aulas, desse modo se
sentiram protagonistas da ação.
Palavras-chaves: Ciências. Cotidiano.
Aulas práticas.
Referências:
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Ciências da Natureza, Matemática e
suas Tecnologias/
Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
de Educação Básica, 2006. 135p (Orientações curriculares para o ensino médio;
volume 2).
MASSETO,
Marcos Tarciso (org) Ensino de Engenharia:
Técnicas para Otimização das Aulas. Avercamp Editora, São Paulo, 2007.
[1] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[2] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[3] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[4] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[5] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[6] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[7] Escola Estadual Alda g. Scopel,
[8] Escola Estadual Alda g. Scopel,
Nenhum comentário:
Postar um comentário