sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

LEITURA:UM MUNDO DE IMAGINAÇÃO E MAGIA

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


Ênia Silva Pereira [1]

Resumo: É necessário enriquecer a leitura dos nossos adolescentes com gêneros variados para que apresentem práticas leitoras educativas evocando liberdade e autonomia por esses e outros motivos, está sendo desenvolvido o projeto LEITURA:UM MUNDO DE IMAGINAÇÃO E MAGIA  durante as aulas da disciplina Eletiva da Base Diversificada, que ocorrem todas as sextas-feiras a tarde na Escola Estadual Padre César Albisetti de Poxoréu, durante o segundo semestre de 2019. Primeiramente, foi feito a motivação dos alunos com a leitura de textos informativos sobre a importância da leitura em nossas vidas e discutiu-se sobre esses conceitos. Em outras aulas, houve diálogo sobre os clássicos da literatura nacional e universal, com apresentação de vídeos e áudios relacionados ao tema. Outra atividade desenvolvida foi um estudo sobre a cultura e arte africana bem como seus principais escritores. A turma foi dividida em dois grupos, sendo que o primeiro realizou leituras sobre Literatura Africana e os contos foram utilizados para fazer apresentações. O segundo grupo fez leituras de livros da literatura brasileira e universal, culminando em apresentações. Após a realização das leituras houve uma interação entre os alunos para escolha do melhor texto ou livro e a forma de apresentação. Depois da definição, os alunos fizeram ensaios  e apresentações de diferentes maneiras, como teatro com caracterização dos personagens, teatro de fantoche, contação de história, produção de histórias em quadrinho, também discutiram sobre a confecção dos figurinos, cenários, maquiagem, horários de ensaios enfim, todos os detalhes que envolveram a produção e desenvolvimento das atividades. Os trabalhos foram apresentados dentro da escola nos momentos da acolhida, nas creches e em outras escolas que tiveram interesse. As ações desse projeto foram avaliadas de forma diagnóstica para identificação do potencial de cada um e a partir daí, desenvolveu procedimentos para ajudar os integrantes dos grupos a superar as dificuldades encontradas, assim como, por meio da avaliação continua, considerando os seguintes aspectos: o ritmo do aluno, assiduidade, pontualidade, iniciativa, interesse, participação nas discussões, envolvimento nas atividades e críticas das leituras realizadas. No decorrer do processo e após cada apresentação, foi observado grande êxito nas ações desenvolvidas, pois, os alunos demonstraram dedicação nos ensaios, na confecção do figurino e cenário, bem como o envolvimento em grupo. Ficou claro a mudança de comportamento dos participantes em cada performance, em suas falas, gestos e interpretação evidenciando o quanto a leitura proporcionou essa transformação tornando-os mais ativos e produtivos. Diante da avaliação positiva do desenvolvimento do Projeto, será feita proposta de continuidade para 2020.

Palavras-chave: Leitura. Literatura Africana. Contação de história.

Referência
DELMANTO, Dileta. A leitura em sala de aula. Construir Notícias, Recife, ano 08, n.45, p. 24-26, mar./abril. 2009.

[1] Escola Estadual Padre César Albisetti – darcenia@hotmail.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário