Ênia Silva Pereira [1]
Resumo: É necessário enriquecer
a leitura dos nossos adolescentes com gêneros variados para que apresentem
práticas leitoras educativas evocando liberdade e autonomia por esses e outros
motivos, está sendo desenvolvido o projeto LEITURA:UM
MUNDO DE IMAGINAÇÃO E MAGIA durante
as aulas da disciplina Eletiva da Base Diversificada, que ocorrem todas as
sextas-feiras a tarde na Escola Estadual Padre César Albisetti de Poxoréu,
durante o segundo semestre de 2019. Primeiramente, foi feito a motivação dos
alunos com a leitura de textos informativos sobre a importância da leitura em
nossas vidas e discutiu-se sobre esses conceitos. Em outras aulas, houve
diálogo sobre os clássicos da literatura nacional e universal, com apresentação
de vídeos e áudios relacionados ao tema. Outra atividade desenvolvida foi um
estudo sobre a cultura e arte africana bem como seus principais escritores. A
turma foi dividida em dois grupos, sendo que o primeiro realizou leituras sobre
Literatura Africana e os contos foram utilizados para fazer apresentações. O
segundo grupo fez leituras de livros da literatura brasileira e universal,
culminando em apresentações. Após a realização das leituras houve uma interação
entre os alunos para escolha do melhor texto ou livro e a forma de
apresentação. Depois da definição, os alunos fizeram ensaios e apresentações de diferentes maneiras, como
teatro com caracterização dos personagens, teatro de fantoche, contação de
história, produção de histórias em quadrinho, também discutiram sobre a
confecção dos figurinos, cenários, maquiagem, horários de ensaios enfim, todos
os detalhes que envolveram a produção e desenvolvimento das atividades. Os
trabalhos foram apresentados dentro da escola nos momentos da acolhida, nas
creches e em outras escolas que tiveram interesse. As ações desse projeto foram
avaliadas de forma diagnóstica para identificação do potencial de cada um e a
partir daí, desenvolveu procedimentos para ajudar os integrantes dos grupos a
superar as dificuldades encontradas, assim como, por meio da avaliação
continua, considerando os seguintes aspectos: o ritmo do aluno, assiduidade,
pontualidade, iniciativa, interesse, participação nas discussões, envolvimento
nas atividades e críticas das leituras realizadas. No decorrer do processo e
após cada apresentação, foi observado grande êxito nas ações desenvolvidas,
pois, os alunos demonstraram dedicação nos ensaios, na confecção do figurino e
cenário, bem como o envolvimento em grupo. Ficou claro a mudança de
comportamento dos participantes em cada performance, em suas falas, gestos e
interpretação evidenciando o quanto a leitura proporcionou essa transformação
tornando-os mais ativos e produtivos. Diante da avaliação positiva do
desenvolvimento do Projeto, será feita proposta de continuidade para 2020.
Palavras-chave: Leitura. Literatura Africana. Contação de história.
Referência
DELMANTO,
Dileta. A leitura em sala de aula.
Construir Notícias, Recife, ano 08, n.45, p. 24-26, mar./abril. 2009.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário