sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

RELATÓRIO REFERENTE AO PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ESTADOS E CAPITAIS DAS REGIÕES DO BRASIL.


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.

ESCOLA ESTADUAL ARGEMIRO RODRIGUES PIMENTEL
PROFESSORA: SONIA MARIA DE ARAÚJO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA


O método de ensino de Geografia tem sido discutido ao longo dos anos e entende-se que é necessário instruir cada vez mais o aluno para não haver uma lacuna em relação ao estudo e compreensão da mesma.
No presente projeto de intervenção foi necessário desafiar à criatividade, a reflexão crítica para que os alunos utilizassem esse mecanismo para estudar com interesse a disciplina em questão.
Diante esse contexto, o objetivo é ensinar de maneira prazerosa onde professor e aluno construam recursos como meios de representação que aproximem cada vez mais da realidade baseada em fundamentação e compreensão crítica e inovadora.
Assim, através de observações diárias pude notar a dificuldade dos alunos em conhecer o nome dos Estados e Capitais das Regiões do Brasil.
Diante essa necessidade desenvolveu-se um trabalho intensivo, de forma significativa e criativa como: caça palavras, cruzadinhas, adivinhas e produções de poemas.
Houve um encaminhamento para que os educandos utilizassem a localização dos estados e das capitais no mapa geográfico/político, no google maps, leitura e interpretação dos mesmos e apresentação dos poemas.
O resultado tem sido satisfatório uma vez que se faz necessário não deixar de intervir constantemente sobre o assunto, posteriormente deve ser desenvolvida outras atividades, de modo que os alunos relembrem e apoderem de bons aprendizados.

Palavra Chave: Alunos. Estados. Capitais.


REFERÊNCIAS

ARRUDA, Zuleica Alves. As  “agro cidades” e as interfaces entre o mundo rural e urbano: repercussões sócio espaciais do agronegócio no território Mato-Grossense. In: ROMANCINI, Sonia Regina (Org.). Novas territorialidades nas Cidades Mato-Grossenses. Cuiabá-MT: Editora EdUFMT, 2009.

BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes.Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.


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