Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.
ESCOLA ESTADUAL ARGEMIRO RODRIGUES PIMENTEL
ESCOLA ESTADUAL ARGEMIRO RODRIGUES PIMENTEL
PROFESSORA: SONIA MARIA DE ARAÚJO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
O método de ensino de Geografia tem sido
discutido ao longo dos anos e entende-se que é necessário instruir cada vez
mais o aluno para não haver uma lacuna em relação ao estudo e compreensão da
mesma.
No presente projeto de intervenção foi necessário
desafiar à criatividade, a reflexão crítica para que os alunos utilizassem esse
mecanismo para estudar com interesse a disciplina em questão.
Diante esse contexto, o objetivo é ensinar de
maneira prazerosa onde professor e aluno construam recursos como meios de
representação que aproximem cada vez mais da realidade baseada em fundamentação
e compreensão crítica e inovadora.
Assim, através de observações diárias pude
notar a dificuldade dos alunos em conhecer o nome dos Estados e Capitais das
Regiões do Brasil.
Diante essa necessidade desenvolveu-se um
trabalho intensivo, de forma significativa e criativa como: caça palavras,
cruzadinhas, adivinhas e produções de poemas.
Houve um encaminhamento para que os educandos utilizassem
a localização dos estados e das capitais no mapa geográfico/político, no google
maps, leitura e interpretação dos mesmos e apresentação dos poemas.
O resultado tem sido satisfatório uma vez que
se faz necessário não deixar de intervir constantemente sobre o assunto,
posteriormente deve ser desenvolvida outras atividades, de modo que os alunos relembrem
e apoderem de bons aprendizados.
Palavra Chave: Alunos. Estados. Capitais.
REFERÊNCIAS
ARRUDA, Zuleica Alves. As “agro cidades” e as interfaces entre o mundo
rural e urbano: repercussões sócio espaciais do agronegócio no território Mato-Grossense.
In: ROMANCINI, Sonia Regina (Org.). Novas territorialidades nas Cidades
Mato-Grossenses. Cuiabá-MT: Editora EdUFMT, 2009.
BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia
dos estudantes.Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40,
2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário