sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE LEITURA


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste

ALESSANDRA B. BURGO[1]
INÁ ONDINA AZEVEDO BAEZ DANTAS[2]
SONIA MARIA BRESCOVICI[3]


Resumo: O trabalho intervencionista multidisciplinar, oriundo do Projeto de Formação da Escola Alda G. Scopel, foi realizado com as turmas do 3ºs anos (A, C, D, G, F) e com os alunos da Sala de Recursos Multifuncional a respeito da leitura e interpretação de textos, em língua portuguesa e espanhola. O projeto visa estimular o interesse dos alunos pela leitura de textos verbais, não verbais e audiovisuais a fim de que estes desenvolvam a capacidade de interpretação e compreensão, reconhecendo os efeitos de sentido decorrentes da escolha de uma determinada palavra ou expressão da língua materna e espanhola. O gênero textual cinema é uma das linguagens que possibilita a mediação didática e prática, ou seja, é um recurso metodológico que pode e deve ser usado em sala de aula para trabalhar diversos conteúdos dentre eles, a leitura. Para a execução do Projeto foram realizados estudos que dão base às análises propostas, escolheu-se o filme e a análise dos trechos literários com o objetivo de identificar os aspectos linguísticos, históricos e culturais presentes nas obras. Após a visualização do filme O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo, foram realizadas atividades orais e escritas a fim de propiciar a interpretação do texto audiovisual, a compreensão do mesmo e a capacidade de síntese. Analisaram-se as variantes linguísticas presentes nos textos literários e cinematográfico bem como as expressões Portunholas. Produziram-se textos orais e escritos, explorando os diferentes sentidos das palavras, as variantes linguísticas e os gêneros textuais bem como imagéticos retratando a cena preferida com legendas em língua portuguesa e espanhola. A avaliação ocorreu de forma processual por meio da participação dos alunos no decorrer das atividades e finalizou-se com a produção de textos. Evidenciou-se que, após a aplicação do projeto os alunos demonstraram mais interesse pela leitura e capacidade de operar com o sentido global o texto verbal, não verbal e audiovisual, mobilizando certo grau de inferência, realizando operações mentais para que não ficassem na superfície do texto, aprofundando, desta forma, seus saberes linguísticos e discursivos. Dessa forma, “a aprendizagem de línguas não visa apenas a objetivos instrumentais, mas faz parte da formação integral do aluno”, e reitera o que também já está presente na Proposta Curricular para o Ensino Médio, ou seja, que é fundamental trabalhar as linguagens não apenas como formas de expressão e comunicação, mas como constituintes de significados, conhecimentos e valores. Estão aí incorporadas as quatro premissas apontadas pela Unesco como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

Palavras chave: Leitura. Interpretação. Gênero audiovisual. Multiletramento.
Referências:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Português/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREITAS, Luciana Maria Almeida de. Sentidos em lengua españhola / Luciana Maria Almeida de Freitas, Elzimar Goettenauer de Marins Costa – 1.ed. –São Paulo: Richmond, 2016.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio. Volume 1)

ORMUNDO. W.  SINISCALCHI, C. Se liga na língua: literatura, produção de textos, linguagem, 1.ed.- São Paulo: Moderna, 2016.


[1] Escola Estadual Professora Alda Gawlinsk Scopel, ale.edfisicapva@gmail.com
[2] Escola Estadual Professora Alda Gawlinsk Scopel, inaazevedo00@hotmail.com
[3] Escola Estadual Professora Alda Gawlinsk Scopel, soniabresco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário