Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste
ALESSANDRA B. BURGO[1]
INÁ ONDINA AZEVEDO BAEZ DANTAS[2]
SONIA MARIA BRESCOVICI[3]
Resumo: O trabalho intervencionista multidisciplinar, oriundo do Projeto de
Formação da Escola Alda G. Scopel, foi realizado com as turmas do 3ºs anos (A, C,
D, G, F) e com os alunos da Sala de Recursos Multifuncional a respeito da
leitura e interpretação de textos, em língua portuguesa e espanhola. O projeto
visa estimular o interesse dos alunos pela leitura de textos verbais, não verbais
e audiovisuais a fim de que estes desenvolvam a capacidade de interpretação e
compreensão, reconhecendo os efeitos de sentido decorrentes da escolha de uma
determinada palavra ou expressão da língua materna e espanhola. O gênero textual cinema é uma das linguagens que
possibilita a mediação didática e prática, ou seja, é um recurso metodológico
que pode e deve ser usado em sala de aula para trabalhar diversos conteúdos
dentre eles, a leitura. Para a execução do Projeto foram realizados estudos que
dão base às análises propostas, escolheu-se o filme e
a análise dos trechos literários com o objetivo de identificar os aspectos
linguísticos, históricos e culturais presentes nas obras. Após a visualização
do filme O Tempo e o Vento de Érico
Veríssimo, foram realizadas atividades orais e escritas a fim de propiciar
a interpretação do texto audiovisual, a compreensão do mesmo e a capacidade de
síntese. Analisaram-se as variantes linguísticas presentes nos textos
literários e cinematográfico bem como as expressões Portunholas. Produziram-se textos
orais e escritos, explorando os diferentes sentidos das palavras, as variantes
linguísticas e os gêneros textuais bem como imagéticos retratando a cena
preferida com legendas em língua portuguesa e espanhola. A avaliação ocorreu de
forma processual por meio da participação dos alunos no decorrer das atividades
e finalizou-se com a produção de textos. Evidenciou-se que, após a aplicação do
projeto os alunos demonstraram mais interesse pela leitura e capacidade de operar
com o sentido global o texto verbal, não verbal e audiovisual, mobilizando
certo grau de inferência, realizando operações mentais para que não ficassem na
superfície do texto, aprofundando, desta forma, seus saberes linguísticos e
discursivos. Dessa forma, “a aprendizagem de línguas não visa apenas a
objetivos instrumentais, mas faz parte da formação integral do aluno”, e
reitera o que também já está presente na Proposta Curricular para o Ensino
Médio, ou seja, que é fundamental trabalhar as linguagens não apenas como
formas de expressão e comunicação, mas como constituintes de significados,
conhecimentos e valores. Estão aí incorporadas as quatro premissas apontadas
pela Unesco como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea:
aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.
Palavras
chave: Leitura. Interpretação. Gênero audiovisual.
Multiletramento.
Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: Português/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,
1998.
FREITAS, Luciana Maria Almeida de. Sentidos
em lengua españhola / Luciana Maria Almeida de Freitas, Elzimar Goettenauer
de Marins Costa – 1.ed. –São Paulo: Richmond, 2016.
KLEIMAN, A. B.
Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A.
B. (Org.). Os significados do
letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita.
Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Linguagens,
códigos e suas tecnologias /
Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
de Educação Básica, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o
ensino médio. Volume 1)
ORMUNDO. W. SINISCALCHI, C. Se liga na língua: literatura,
produção de textos, linguagem, 1.ed.- São Paulo: Moderna, 2016.
[1] Escola Estadual Professora Alda Gawlinsk
Scopel, ale.edfisicapva@gmail.com
[2] Escola
Estadual Professora Alda Gawlinsk Scopel, inaazevedo00@hotmail.com
[3] Escola
Estadual Professora Alda Gawlinsk Scopel, soniabresco@hotmail.com
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