sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

HORTA ESCOLAR - Escola Estadual Monteiro Lobaro


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.




AURISIA PRADO DE FREITAS
CLACILDA CAMARGO SANTOS
DIRLEI I.  HARTMAM
ELIANE ALVES OLIVEIRA
HELENA ANGÉLICA BARBOSA
LEILA SOUZA DA SILVA
MARIA AUXILIADORA S. DA SILVA
MARIA INOCÊNCIA XAVIER
MARIA SELMA DA SILVA
ROSIMEIRE DA SILVA A. S.SARTORI
SANDRA ROGENIA GIACOMINI


Resumo: Por meio de um diagnóstico realizado com os profissionais da Área 21 da Escola Estadual Monteiro Lobato, detectou-se a necessidade de melhorar o relacionamento interpessoal desses profissionais. Sendo assim, foram realizados estudos durante o projeto de formação da/na escola abordando o tema, bem como palestra com uma psicóloga. A partir dos estudos surgiu a ideia de retomar o projeto da horta escolar, com o objetivo de favorecer a interação entre os profissionais da Área 21 e ainda proporcionar aos alunos uma alimentação saudável. Com leituras e dinâmicas fomos nos descobrindo e melhorando o relacionamento com as colegas e ao mesmo tempo organizando grupos de trabalho para dar início a reconstrução da horta.  Foi necessária muita comunicação, empatia e interação para que os trabalhos da horta tivessem andamento. E assim entre julho e dezembro planejamos com parceria dos alunos do 5º ano “B” nos comprometer de envolver e despertar o interesse deles na horta para o consumo de alimentos e uma vida saudável. Assim iniciaram as ações, na primeira etapa com a reorganização dos canteiros, limpeza da área a ser plantada, nos dividimos em grupos e horários alternados, para a participação de todas, logo se deu a segunda etapa, de adubação da terra preparando-a para receber mudas e chás que alguns colegas trouxeram, já na terceira etapa semeando sementes que foram compradas, e assim seguindo os trabalhos como, irrigação das verduras que também contamos com a ajuda dos alunos, e na quarta etapa continuar a cuidar, limpar, transplantar algumas verduras se necessário, e a partir dali só colher e fazer uso na merenda escolar como um complemento nutritivo e seguro. De acordo com o esperado observamos que entre uma etapa e outra dependíamos da comunicação, onde nosso relacionamento só melhorou, nos fazendo sentir gratificados por poder propiciar aos alunos uma merenda produzida com produtos orgânicos e livres de agrotóxicos, este é um dos fortes benefício que alcançamos com a horta escolar. A troca de conhecimento coletivo enriquece a prática e esperamos que o resultado seja percebido com o tempo, com alunos mais conscientes e que levem mais aprendizado até as suas famílias.
Palavras-Chave: Relacionamento interpessoal. Horta escolar. Alimentação saudável.

MATO GROSSO. Orientativo do Projeto de Formação da/na Escola. Cuiabá. Seduc, 2019.
MATO GROSSO. Projeto de Formação Continuada da/na Escola Estadual Monteiro Lobato. Seduc/Cefapro. Primavera do Leste, 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário