Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste
BELARMINO
FERREIRA DOS SANTOS NETO [1]
Resumo: Os
alunos apresentavam muitas dificuldades na escrita, no uso da norma culta da
língua portuguesa e na interpretação de texto. Além disso, não tinham uma
perspectiva de vida clara, um projeto de futuro traçado e, ainda, não
compreendiam a necessidade e a importância da educação para suas vidas, por
isso a presente intervenção aconteceu sob a orientação da coordenação
pedagógica da escola e do Cefapro de Primavera
do Leste e foi desenvolvida na Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira, essa
atividade ocorreu de forma interdisciplinar com as turmas dos 1° Anos A, B, C e
D do Ensino Médio. O intuito dessa intervenção foi o desenvolvimento da
leitura, da escrita e da interpretação de textos de vários gêneros, assim
promovendo a autoestima, a capacidade de sonhar e de planejar o próprio futuro,
isso ocorreu para capacitar os alunos para que pudessem traçarem metas e
métodos para atingi-las (autodisciplina), de modo a contribuir para que os mesmos
reconhecessem a importância da educação para alcançarem os seus sonhos de vida.
Utilizou-se a metodologia histórico-crítica com os 5 passos de Saviani:
Primeiro Passo: Prática Social. Segundo Passo: Problematização. Terceiro Passo:
Instrumentalização. Quarto Passo: Catarse. Quinto Passo: Prática Social Final. Também
foram realizadas palestras, leitura e produção de textos com as turmas
envolvidas. A avaliação realizada foi a formativa, a qual aconteceu a cada
momento, nas leituras compartilhadas, nas produções de textos, na participação
ao longo do processo e na culminância. Com a realização desta intervenção pedagógica
os alunos conseguiram melhorar a leitura, a interpretação e a produção de
textos, bem como a utilização da norma culta da língua portuguesa, e também os
mesmos conseguiram elevar a autoestima passando a acreditar em seus próprios
sonhos e entenderam a necessidade da formação escolar para possibilitá-los
alcançar seus objetivos.
Referências:
CARVALHO, M.V.C. A Construção Social, histórica e cultural do psiquismo humano. Em
Educativa. Departamento da Universidade Católica de Goiás/Goiânia, 10 (1),
47-68, Jan/jun. 2007.
GASPARIN, J. L.
(2007). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 4ª ed.
Campinas – SP: Autores Associados.
[1] Escola Estadual Osvaldo Cândido
Pereira, e-mail.
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