sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

AUTOESTIMA


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste

BELARMINO FERREIRA DOS SANTOS NETO [1]

Resumo: Os alunos apresentavam muitas dificuldades na escrita, no uso da norma culta da língua portuguesa e na interpretação de texto. Além disso, não tinham uma perspectiva de vida clara, um projeto de futuro traçado e, ainda, não compreendiam a necessidade e a importância da educação para suas vidas, por isso a presente intervenção aconteceu sob a orientação da coordenação pedagógica da escola e do Cefapro de Primavera do Leste e foi desenvolvida na Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira, essa atividade ocorreu de forma interdisciplinar com as turmas dos 1° Anos A, B, C e D do Ensino Médio. O intuito dessa intervenção foi o desenvolvimento da leitura, da escrita e da interpretação de textos de vários gêneros, assim promovendo a autoestima, a capacidade de sonhar e de planejar o próprio futuro, isso ocorreu para capacitar os alunos para que pudessem traçarem metas e métodos para atingi-las (autodisciplina), de modo a contribuir para que os mesmos reconhecessem a importância da educação para alcançarem os seus sonhos de vida. Utilizou-se a metodologia histórico-crítica com os 5 passos de Saviani: Primeiro Passo: Prática Social. Segundo Passo: Problematização. Terceiro Passo: Instrumentalização. Quarto Passo: Catarse. Quinto Passo: Prática Social Final. Também foram realizadas palestras, leitura e produção de textos com as turmas envolvidas. A avaliação realizada foi a formativa, a qual aconteceu a cada momento, nas leituras compartilhadas, nas produções de textos, na participação ao longo do processo e na culminância. Com a realização desta intervenção pedagógica os alunos conseguiram melhorar a leitura, a interpretação e a produção de textos, bem como a utilização da norma culta da língua portuguesa, e também os mesmos conseguiram elevar a autoestima passando a acreditar em seus próprios sonhos e entenderam a necessidade da formação escolar para possibilitá-los alcançar seus objetivos.

Palavras-Chave: Coordenação Pedagógica. Leitura. Escrita.

Referências:
CARVALHO, M.V.C. A Construção Social, histórica e cultural do psiquismo humano. Em Educativa. Departamento da Universidade Católica de Goiás/Goiânia, 10 (1), 47-68, Jan/jun. 2007.
GASPARIN, J. L. (2007). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 4ª ed. Campinas – SP: Autores Associados.

[1] Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira, e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário