sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

METODOLOGIA ATIVA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DO ESFORÇO PRODUTIVO


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste

JAENI ZULMIRO DE FARIA MIRANDA[1]
MARIA ROSÁLIA AZEVEDO FERNANDES [2]

Resumo: A presente intervenção aconteceu na Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira sob a orientação da coordenação pedagógica da escola e do Cefapro de Primavera do Leste, a mesma foi desenvolvida com o 2º ano A, na disciplina de Matemática. A necessidade desta intervenção foi detectada após a Avaliação Diagnóstica que foi realizada em sala de aula, onde foi verificado as dificuldades de aprendizagem quanto ao eixo Medidas e Grandezas como objeto de conhecimento o Sistema Monetário Brasileiro. Desse modo, foi ofertado possibilidades de superação aos alunos que apresentaram dificuldades, na avaliação diagnóstica, em identificar e corresponder cédulas e/ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Então, utilizou-se como metodologia a resolução de problemas através do esforço produtivo.com atividades que possibilitaram a dinamização e o atendimento às necessidades dos alunos de acordo com a fase do Ciclo de Aprendizagem em que se encontram. Portanto utilizou-se jogos, dinheiro educativo, material dourado, fichas educativas, Slides, vídeo que contribuem para a construção de conhecimentos. A intervenção foi desenvolvida do mês de maio até outubro, nos encontros de Formação da/na Escola, o qual ocorreu quinzenalmente as segundas-feiras possibilitou a participação de todos, priorizando os alunos com desafios de aprendizagem. A avaliação utilizada foi a formativa que teve como norte acompanhar, analisar, planejar e intervir no processo ensino aprendizagem que culminou em relatório analítico durante o processo. No final foi efetivado a avaliação global através de seminário demonstrativo desenvolvido durante todo plano de intervenção. Espera-se, com a realização desta intervenção na sala de aula, que os alunos com as dificuldades diagnosticadas tenham atingido as metas projetadas em busca das habilidades previstas na DRE/MT para o ano em curso.

Palavras-Chave: Intervenção pedagógica. Coordenação pedagógica. Metodologias.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. Brasília, DF, 2016.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: Concepções para a Educação Básica. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. 2018.
SMOLE.K.S. e Diniz, M.I.(org.) Ler e escrever problemas. Porto Alegre: Artmed.2001.


[1] Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira, e-mail.
[2] Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira, e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário