Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste
JAENI
ZULMIRO DE FARIA MIRANDA[1]
MARIA
ROSÁLIA AZEVEDO FERNANDES [2]
Resumo: A presente intervenção aconteceu na
Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira sob a orientação da coordenação
pedagógica da escola e do Cefapro de Primavera
do Leste, a mesma foi desenvolvida com o 2º ano A, na disciplina de Matemática. A necessidade desta intervenção
foi detectada após a Avaliação Diagnóstica que foi realizada em sala de aula,
onde foi verificado as dificuldades de aprendizagem quanto ao eixo Medidas e
Grandezas como objeto de conhecimento o Sistema Monetário Brasileiro. Desse
modo, foi ofertado possibilidades de superação aos alunos que apresentaram
dificuldades, na avaliação diagnóstica, em identificar e corresponder cédulas
e/ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Então, utilizou-se como
metodologia a resolução de problemas através do esforço produtivo.com atividades
que possibilitaram a dinamização e o atendimento às necessidades dos alunos de
acordo com a fase do Ciclo de Aprendizagem em que se encontram. Portanto
utilizou-se jogos, dinheiro educativo, material dourado, fichas educativas,
Slides, vídeo que contribuem para a construção de conhecimentos. A intervenção
foi desenvolvida do mês de maio até outubro, nos encontros de Formação da/na
Escola, o qual ocorreu quinzenalmente as segundas-feiras possibilitou a
participação de todos, priorizando os alunos com desafios de aprendizagem. A
avaliação utilizada foi a formativa que teve como norte acompanhar, analisar,
planejar e intervir no processo ensino aprendizagem que culminou em relatório
analítico durante o processo. No final foi efetivado a avaliação global através
de seminário demonstrativo desenvolvido durante todo plano de intervenção.
Espera-se, com a realização desta intervenção na sala de aula, que os alunos
com as dificuldades diagnosticadas tenham atingido as metas projetadas em busca
das habilidades previstas na DRE/MT para o ano em curso.
BRASIL. Ministério
da Educação. Base Nacional Comum
Curricular. Secretaria da Educação Básica. Brasília, DF, 2016.
MATO
GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Documento de Referência Curricular
para Mato Grosso: Concepções para a Educação Básica. Secretaria de Estado
de Educação de Mato Grosso. 2018.
SMOLE.K.S. e
Diniz, M.I.(org.) Ler e escrever
problemas. Porto Alegre: Artmed.2001.
[1] Escola Estadual Osvaldo Cândido
Pereira, e-mail.
[2] Escola Estadual Osvaldo Cândido
Pereira, e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário