sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

RELAÇÃO DE PARENTESCO ENTRE O POVO KURÂ BAKAIRI: O EGO MASCULINO


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste. 




 







MAGNO AMALDO DA SILVA[1]

Resumo: Reconhecer e valorizar a nomeação dos parentes Bakairi é um dos aspectos principais para formadores da identidade étnica desse povo. O objetivo dessa prática foi fazer com que os alunos compreendessem sobre a organização social de nossa comunidade, fixando os valores referentes ao respeito aos irmãos, pais, parentes, lideranças, vizinhos, professores e demais colegas, de modo a entender que essa prática não acontece só na escola, mas está presente em diversos rituais e atividade cotidiana. Inicialmente realizou-se uma rápida exposição verbal sobre o tema, destacando a importância do reconhecimento dos nomes dos parentescos, posteriormente convidou-se uma liderança para relatar experiências e ações desenvolvidas para manutenção dessa prática e outras conquistas alcançadas. Em seguida escreveu-se na lousa as palavras referentes aos nomes dos parentes (avôs, tios, irmãos). Uma vez copiado solicitou-se que os estudantes produzissem um pequeno texto individual que foi lido em voz alta aos demais colegas para socialização com a turma. Dando sequência, realizou-se algumas perguntas sobre o nome da Terra Indígena em que moram; quantas aldeias existem no território e qual os nomes delas; quais os nomes das principais lideranças (MATO GROSSO, 2013). No decorrer das atividades orientou-se os alunos a fazerem uma cartilha ilustrada, relatando a experiência para enviar para outras aldeias da Terra Indígena, simulando intercâmbio ou troca de informações entre os estudantes de diversas escolas indígenas. Como resultado teve-se a socialização da comunidade escolar com as pessoas de destaque; compreensão sobre a organização social e política; identificação das pessoas pelo seu grau de parentesco, já o processo avaliativo realizou-se por meio da  observação do professor ao desempenho geral dos estudantes em relação a atenção dos relatos dos visitantes, bem como apresentação dos trabalhos, participação e atitudes respeitosas com os colegas e professor.

Palavras-Chave:  Nomeação familiar. Parentesco. Identidade étnica.

Referência
MATO GROSSO. Orientações Curriculares: Educação Escolar Indígena. Cuiabá: Secretaria do Estado de Educação, 2013.


[1] Escola Estadual Indígena Kurâ Bakairi, Município de Paranatinga.


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