Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.
MAGNO AMALDO DA SILVA[1]
Resumo:
Reconhecer e valorizar a nomeação dos parentes Bakairi é um dos aspectos
principais para formadores da identidade étnica desse povo. O objetivo dessa
prática foi fazer com que os alunos compreendessem sobre a organização social
de nossa comunidade, fixando os valores referentes ao respeito aos irmãos,
pais, parentes, lideranças, vizinhos, professores e demais colegas, de modo a
entender que essa prática não acontece só na escola, mas está presente em diversos
rituais e atividade cotidiana. Inicialmente realizou-se uma rápida exposição
verbal sobre o tema, destacando a importância do reconhecimento dos nomes dos
parentescos, posteriormente convidou-se uma liderança para relatar experiências
e ações desenvolvidas para manutenção dessa prática e outras conquistas
alcançadas. Em seguida escreveu-se na lousa as palavras referentes aos nomes
dos parentes (avôs, tios, irmãos). Uma vez copiado solicitou-se que os
estudantes produzissem um pequeno texto individual que foi lido em voz alta aos
demais colegas para socialização com a turma. Dando sequência, realizou-se algumas
perguntas sobre o nome da Terra Indígena em que moram; quantas aldeias existem
no território e qual os nomes delas; quais os nomes das principais lideranças
(MATO GROSSO, 2013). No decorrer das atividades orientou-se os alunos a fazerem
uma cartilha ilustrada, relatando a experiência para enviar para outras aldeias
da Terra Indígena, simulando intercâmbio ou troca de informações entre os
estudantes de diversas escolas indígenas. Como resultado teve-se a socialização
da comunidade escolar com as pessoas de destaque; compreensão sobre a organização
social e política; identificação das pessoas pelo seu grau de parentesco, já o
processo avaliativo realizou-se por meio da observação do professor ao desempenho geral
dos estudantes em relação a atenção dos relatos dos visitantes, bem como apresentação
dos trabalhos, participação e atitudes respeitosas com os colegas e professor.
Palavras-Chave:
Nomeação familiar. Parentesco. Identidade
étnica.
Referência
MATO
GROSSO. Orientações
Curriculares: Educação Escolar Indígena. Cuiabá: Secretaria
do Estado de Educação, 2013.
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