sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

“O HERÓI INVISÍVEL”: LITERATURA, HISTÓRIA E A PROBLEMATIZAÇÃO DO PENSAMENTO INTOLERANTE NOS SÉCULOS XX E XXI

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.




ANYELLEN MENDANHA LEITE[1]

Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar uma experiência de letramento literário (COSSON, 2014), desenvolvida a partir do livro O herói invisível (2018), o qual narra a história de Giorgio Perlasca, um italiano que salvou inúmeros judeus da morte durante a Segunda Guerra Mundial (nazismo) em Budapeste, Hungria. O objetivo do projeto foi incentivar a leitura literária e partilhar os sentidos gerados dela, com vistas a desenvolver a interpretação crítica da obra analogamente à realidade contemporânea – haja vista que o livro em questão suscita temas referentes à intolerância religiosa e cultural, bem como demanda conhecimentos históricos. Por conseguinte, intuiu-se preparar o/a aluno/a para a participação cidadã política por meio do debate de questões controvérsias de importância social, expressas em produções de textos orais e escritos. Para tanto, o trabalho se dividiu nas seguintes etapas: sensibilização para o enredo, leitura compartilhada de alguns capítulos, socialização de leitura, roda de debate de temas relativos ao referido momento histórico, produção textual de tipologia livre e organização de mural. A idéia fundamentou-se consoante às orientações do documento de Referência Curricular do Estado do Mato Grosso (2018) e da Base Nacional Comum Curricular (2018) no que tange ao trabalho com a leitura para além da mera decodificação. Ademais, a perspectiva do letramento literário baseou-se em Cosson (2014), Britto (2003) e Magnani (2001) para desenvolver a idéia de que o leitor de literatura pode se posicionar frente à obra, construindo valores culturais e ampliando sentidos, pois isso favorecerá o letramento literário. Os resultados obtidos demonstraram fruto positivo, pois houve uma quebra da resistência em ler literatura, os/as alunos/as debateram significativamente na roda de conversa, que problematizou a pensamento intolerante e suas conseqüências imediatas nos séculos XX XXI e, por fim, produziram textos trabalhando questões estruturais e temáticas dos gêneros a que se propuseram a fazer.



[1] Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, e-mail: any-helen@hotmail.com.

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