CONSTANCIA
MARTINS BORGHEZAN[3]
KÁTIA
CRISTINA CARSE ALCOVER[4]
Resumo: A leitura é imprescindível para o
desenvolvimento do aluno. Por meio dela o aluno consegue se transportar para o
desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e
acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que
propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos em seu processo de
aprendizagem. Levando em consideração a importância da leitura e da escrita no
processo de alfabetização, foi realizada uma avaliação diagnóstica no início do
ano letivo e uma avaliação de acompanhamento com os alunos do 1º e 2º anos e
constatou-se que havia alunos com dificuldade na leitura e compreensão de
textos. Deste modo, sentiu-se a necessidade de desenvolver ações para sanar
essas dificuldades. Essas ações foram realizadas por meio do Plano de
Intervenção Pedagógica: “A menina bonita do laço de fita” nas turmas do 1º ano
C, 1º ano E, 2º ano B e 2º ano D da Escola Estadual Professora Maria Sebastiana
de Souza, plano este oriundo do Projeto de Formação da/na Escola, com objetivos
de: desenvolver a leitura, escrita e a oralidade; confeccionar pinturas,
colagens, painel e portfólio; estimular a linguagem e a criatividade;
desenvolver uma postura crítica frente à realidade; perceber, apreciar e
valorizar as diversidades naturais e socioculturais, adotando posturas de
respeito aos diferentes aspectos e formas étnico e cultural; conhecer e
valorizar a cor negra; trabalhar a socialização (amizade, união e respeito). No
desenvolver do plano, que ocorreu entre o meses de agosto e novembro, foi
trabalhada a leitura e a escrita por meio da contação e recontação da história
“Menina Bonita do Laço de Fita”, com o uso dos recursos livro, fantoches e
desenhos. Ao longo do plano também foram aplicadas diversas atividades impressas
voltadas para os conteúdos das disciplinas de português, matemática, artes,
geografia e história. Com o desenvolver das ações pode se perceber uma melhora
significativa na leitura e escrita considerando as individualidades de cada
aluno. Os alunos obtiveram uma motivação maior para leitura de textos tornando
os avanços um incentivo para a criança em processo de alfabetização. Desse modo
pode concluir que os objetivos do plano foram alcançados e que o mesmo foi de
suma importância para desenvolver a leitura, escrita, a oralidade e para
valorizar a imagem positiva do negro, valorização da cultura étnico racial e
trabalhar o respeito a diversidade física e cultural.
Palavras-Chave: Conto
e reconto. Leitura. Respeito. Consciência negra.
[1] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, elianetdelfino@gmail.com
[2]
Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, alinedgregory@hotmail.com
[3] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, c.m.borghezan@gmail.com
[4] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, katia_alcover@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário