sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA X SENSIBILIZAÇÃO POR MEIO DE VISITA IN LOCU, LEITURA E ESCRITA EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO – ENSINO MÉDIO


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste. 

ORISLENE FORTUNATO DA COSTA ANDRADE[1]
MÁRCIA APARECIDA STEINER BLANCO [2]
LUCIANA MARIA DA FONSECA[3]
ANDERSON QUINTAMILHA4
ADÃO LUIZ PATROCINO
SALOMÃO MIGUEL5

Resumo: O presente relato de experiência de intervenção pedagógica realizada em turmas do 1° e 2º anos do Ensino Médio, estudantes no Centro de Educação de Jovens e Adultos. Resultou a partir de diagnóstico que detectou algumas fragilidades, como: dificuldades ortográficas na escrita de palavras simples, organização e registro das ideias, pontuação e especialmente na coerência. Nesse contexto, foi possível observar outros quadros de dificuldades como: dificuldades em associar os conteúdos estudados nas disciplinas da área de Ciências da Natureza com as situações do cotidiano, falta de sensibilidade em relação a preservação dos recursos naturais de uso coletivo, apontam que esta responsabilidade é apenas do poder público, ressaltando que essas instituições necessitam garantir a preservação dos mesmos de maneira adequada, independente das atitudes verificadas na sociedade. Fato que foi evidenciado ao visitar a nascente do Córrego Traíras, na qual verificou-se uma realidade deplorável com relação a preservação desse espaço, inclusive na própria nascente do mencionado córrego, que fornece parte da água que abastece o município de Primavera do Leste – MT, ao realizar diálogos com os estudantes, abordando a necessidade de cada cidadão exercer o seu papel no que tange a preservação dos recursos naturais de uso coletivo, não obtendo sensibilização quanto ao seu papel na sociedade em que vivem. Desta maneira foi elaborado o presente plano de intervenção pedagógica o qual objetivou-se: sensibilizar os estudantes com relação ao papel da educação em relação a despertar para a responsabilidade com relação aos recursos de uso coletivo; construir conceitos de conteúdos de Física, Biologia e Química, dando especial enfoque na Educação Ambiental; identificar a presença dos conteúdos das disciplinas da área de Ciências da Natureza em ações concretas do cotidiano. Para tal, realizou-se diferentes tipos de leituras, como: imagem, texto, análise da realidade local, além de efetuar a produção de uma autoavaliação, direcionada a atuação nas questões ambientais, além de descrição do sentimento acometido a partir da observação de imagens que representam o espaço e a depredação da nascente do Córrego Traíras e por fim, os educandos realiza uma redação de um texto crítico demonstrando sua disponibilidade para mudar de atitude com relação a preservação dos recursos naturais. No decorrer do processo da intervenção, foi possível verificar uma melhora considerável na leitura de imagens, interpretação e registro das ideias com melhor aplicação dos critérios de produção de texto.
Palavras-Chave: Intervenção Pedagógica. Metodologias Ativas. Sensibilização. Ciências da Natureza.

Referências: A ordem dos itens deve, em cada referência, obedecer à NBR 6023 (2016).
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Trad. E. Nick. Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda. 1980.

BRANDÃO, Carlo" Rodrigues. O que é educação / Carlos Rodrigues Brandão. São Paulo: Brasiliense, 2007. - - (Coleção primeiros passos; 20)

FREIRE, Paulo. As contribuições de Paulo Freire para um Ensino de Ciências Dialógico. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0753-1.pdf. Acesso em: 10 de Nov, 2019.
MOREIRA, M.A. (2000). Aprendizaje significativo: teoría y práctica. Madrid: Visor

[1] CEJA Getúlio Dornelles Vargas/ Primavera do Leste/MT- orisapf@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário