Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.
ORISLENE FORTUNATO DA COSTA ANDRADE[1]
MÁRCIA APARECIDA STEINER BLANCO [2]
LUCIANA MARIA DA FONSECA[3]
ANDERSON QUINTAMILHA4
ADÃO LUIZ PATROCINO
SALOMÃO MIGUEL5
Resumo: O
presente relato de experiência de intervenção pedagógica realizada em turmas do
1° e 2º anos do Ensino Médio, estudantes no Centro de Educação de Jovens e
Adultos. Resultou a partir de diagnóstico que detectou algumas fragilidades,
como: dificuldades ortográficas na escrita de palavras simples, organização e
registro das ideias, pontuação e especialmente na coerência. Nesse contexto,
foi possível observar outros quadros de dificuldades como: dificuldades em
associar os conteúdos estudados nas disciplinas da área de Ciências da Natureza
com as situações do cotidiano, falta de sensibilidade em relação a preservação
dos recursos naturais de uso coletivo, apontam que esta responsabilidade é
apenas do poder público, ressaltando que essas instituições necessitam garantir
a preservação dos mesmos de maneira adequada, independente das atitudes
verificadas na sociedade. Fato que foi evidenciado ao visitar a nascente do
Córrego Traíras, na qual verificou-se uma realidade deplorável com relação a
preservação desse espaço, inclusive na própria nascente do mencionado córrego, que
fornece parte da água que abastece o município de Primavera do Leste – MT, ao
realizar diálogos com os estudantes, abordando a necessidade de cada cidadão
exercer o seu papel no que tange a preservação dos recursos naturais de uso
coletivo, não obtendo sensibilização quanto ao seu papel na sociedade em que
vivem. Desta maneira foi elaborado o presente plano de intervenção pedagógica o
qual objetivou-se: sensibilizar os estudantes com relação ao papel da educação
em relação a despertar para a responsabilidade com relação aos recursos de uso
coletivo; construir conceitos de conteúdos de Física, Biologia e Química, dando
especial enfoque na Educação Ambiental; identificar a presença dos conteúdos
das disciplinas da área de Ciências da Natureza em ações concretas do cotidiano.
Para tal, realizou-se diferentes tipos de leituras, como: imagem, texto,
análise da realidade local, além de efetuar a produção de uma autoavaliação,
direcionada a atuação nas questões ambientais, além de descrição do sentimento
acometido a partir da observação de imagens que representam o espaço e a
depredação da nascente do Córrego Traíras e por fim, os educandos realiza uma
redação de um texto crítico demonstrando sua disponibilidade para mudar de
atitude com relação a preservação dos recursos naturais. No decorrer do
processo da intervenção, foi possível verificar uma melhora considerável na
leitura de imagens, interpretação e registro das ideias com melhor aplicação
dos critérios de produção de texto.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia
Educacional. Trad. E. Nick. Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda. 1980.
BRANDÃO,
Carlo" Rodrigues. O que é educação / Carlos Rodrigues Brandão. São Paulo:
Brasiliense, 2007. - - (Coleção primeiros passos; 20)
FREIRE, Paulo. As
contribuições de Paulo Freire para um Ensino de Ciências Dialógico. Disponível
em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0753-1.pdf.
Acesso em: 10 de Nov, 2019.
MOREIRA, M.A.
(2000). Aprendizaje significativo: teoría y práctica. Madrid: Visor
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