ESCOLA ESTADUAL CAMPO ARGEMIRO RODRIGUES PIMENTEL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PRFº: JOSÉ FÉLIX GOUVEIA
Aos dezesseis dias do mês de abril de dois
mil e dezenove, estudando o conjunto dos Números Naturais abordamos a importância
e a valorização da presença dos números no nosso cotidiano. Uma dessas
valorizações foi em especial na seção tratamento da informação quando estudamos
tabelas e gráficos. Para melhor compreensão da leitura, interpretação e
montagem de gráficos decidimos fazer quatro pesquisas: “Qual seu time
preferido? Faz os deveres de casa com frequência? Qual seu animal de estimação?
E a última pesquisa: Você sabe a tabuada do dois ao nove?
Os alunos foram divididos em equipes de
quatro e cinco alunos para coletar os dados, estudar, compreender e construir o
gráfico de acordo com os resultados das pesquisas.
Na pesquisa qual seu time preferido, o
time com maior frequência foi o Flamengo, na pesquisa, qual seu animal de
estimação, teve maior frequência o cachorro, na pesquisa, faz os deveres de
casa com frequência, apenas um aluno respondeu que não realizavam os deveres de
casa. Já na pesquisa, você sabe a tabuada do dois ao nove, dos 110 alunos
entrevistados 66 disseram não saber toda a tabuada. A partir dos resultados os alunos montaram os
gráficos de acordo com o resultado de cada pesquisa. Após a construção dos gráficos
foram apresentados em todos os campos da coleta dos dados.
A
pesquisa sobre a tabuada chamou atenção pelo número de docentes que disseram
não saber toda a tabuada; diante desse resultado resolvemos ampliar este estudo
com os alunos. Assim dividimos a turma em equipes para tomar a tabuada através
de perguntas e respostas. Vale ressaltar que antes do diagnóstico, os alunos passaram
de sala em sala estipulando um tempo para estudo da tabuada. Após o
diagnóstico, dos 66 alunos que disseram não saber toda a tabuada, a frequência
caiu para 21 alunos, isso significa que tivemos mais de 68% de aproveitamento
nesta primeira etapa do projeto.
Com os 21 alunos que continuam
apresentando dificuldades com a tabuada os alunos estarão preparando: jogos de
dominó, material dourado e bingo, se preciso for estarão construindo a tabuada
com estes alunos para proporcionar a eles uma compreensão e memorização da
tabuada. Estes materiais serão preparados pelos alunos e separados de acordo
com o nível de conhecimento da tabuada de cada aluno.
Com o desenvolvimento do projeto, os
alunos têm aumentado a capacidade de raciocínio, apresentando melhores resultados
nas resoluções de atividades e situações problemas propostos. Outro aspecto
importante do projeto é a socialização e o cooperativismo dos alunos com as
demais turmas.
Palavra
Chave: Diagnóstico, Tabuada, Docente .
REFERENCIAS
BANDEIRA, F.A.
Pedagogia etnomatemática: uma proposta para o ensino de matemática na educação
básica. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 5(2), 21-46, 2012.
BERBEL, N. As
metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina Ciências
Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário