sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

RELATÓRIO DO PROJETO PLANO DE INTERVENÇÃO MATEMÁTICA

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


ESCOLA  ESTADUAL CAMPO ARGEMIRO RODRIGUES PIMENTEL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PRFº: JOSÉ FÉLIX GOUVEIA



Aos dezesseis dias do mês de abril de dois mil e dezenove, estudando o conjunto dos Números Naturais abordamos a importância e a valorização da presença dos números no nosso cotidiano. Uma dessas valorizações foi em especial na seção tratamento da informação quando estudamos tabelas e gráficos. Para melhor compreensão da leitura, interpretação e montagem de gráficos decidimos fazer quatro pesquisas: “Qual seu time preferido? Faz os deveres de casa com frequência? Qual seu animal de estimação? E a última pesquisa: Você sabe a tabuada do dois ao nove?
Os alunos foram divididos em equipes de quatro e cinco alunos para coletar os dados, estudar, compreender e construir o gráfico de acordo com os resultados das pesquisas.
Na pesquisa qual seu time preferido, o time com maior frequência foi o Flamengo, na pesquisa, qual seu animal de estimação, teve maior frequência o cachorro, na pesquisa, faz os deveres de casa com frequência, apenas um aluno respondeu que não realizavam os deveres de casa. Já na pesquisa, você sabe a tabuada do dois ao nove, dos 110 alunos entrevistados 66 disseram não saber toda a tabuada.  A partir dos resultados os alunos montaram os gráficos de acordo com o resultado de cada pesquisa. Após a construção dos gráficos foram apresentados em todos os campos da coleta dos dados.
 A pesquisa sobre a tabuada chamou atenção pelo número de docentes que disseram não saber toda a tabuada; diante desse resultado resolvemos ampliar este estudo com os alunos. Assim dividimos a turma em equipes para tomar a tabuada através de perguntas e respostas. Vale ressaltar que antes do diagnóstico, os alunos passaram de sala em sala estipulando um tempo para estudo da tabuada. Após o diagnóstico, dos 66 alunos que disseram não saber toda a tabuada, a frequência caiu para 21 alunos, isso significa que tivemos mais de 68% de aproveitamento nesta primeira etapa do projeto.
            Com os 21 alunos que continuam apresentando dificuldades com a tabuada os alunos estarão preparando: jogos de dominó, material dourado e bingo, se preciso for estarão construindo a tabuada com estes alunos para proporcionar a eles uma compreensão e memorização da tabuada. Estes materiais serão preparados pelos alunos e separados de acordo com o nível de conhecimento da tabuada de cada aluno.
            Com o desenvolvimento do projeto, os alunos têm aumentado a capacidade de raciocínio, apresentando melhores resultados nas resoluções de atividades e situações problemas propostos. Outro aspecto importante do projeto é a socialização e o cooperativismo dos alunos com as demais turmas.

Palavra Chave: Diagnóstico, Tabuada, Docente .



REFERENCIAS
BANDEIRA, F.A. Pedagogia etnomatemática: uma proposta para o ensino de matemática na educação básica. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 5(2), 21-46, 2012.
BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

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