Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste
CASSIANA OLIVEIRA
DA SILVA[1]
JACINTA SOARES DA
SILVA[2]
LIANE IKERT,[3]
LUCIANA CALMON
FERRARI[4]
LUÍS ZANELLI NETO[5]
NEILON VILELA
NOGUEIRA[6]
MÔNICA FRANCISCA
APARECIDA ARAÚJO RIBEIRO[7]
Resumo:
Este projeto tem por objetivo
estimular a pesquisa, o protagonismo e a interação social, bem como o respeito
à opinião alheia, podendo ser exercitado nos debates promovidos em sala de
aula. A partir das observações sobre os debates, percebemos que este se torna
melhor compreendido, quando surge das necessidades do grupo, de seus
questionamentos e inquietações, facilitando a compreensão de diferenças,
semelhanças, transformações e permanências. Nota-se maior dificuldade em
relacionar o momento histórico da
“Revolução Industrial” e suas nuantes, com
o contexto social, cultural e econômico entre a sociedade presentes ao longo do
tempo. Com planejamento e sistematização, a abordagem multidisciplinar permite
que o conteúdo, que seria padronizado, apenas baseado em livro didátivo, seja
assimilado de forma múltipla, com todos seus contextos. Assim, ao estimular a
pesquisa, a análise, a crítica, a interpretação
e a contextualização de fatos históricos, geográficos e sociológicos,
buscar-se-a oferecer um contraponto que permita ressignificar suas
experiências no cotidiano e também apresentar instrumentos congnitivos que
auxiliem na apreensão da aprendizagem significativa. Este projeto tem como foco
os estudantes do ensino médio, das turmas do 2º anos (A, B, C, D, E, F, G, H, J),
visando a construção multidisciplinar das Ciências Humanas, apropriada a formação integral dos estudantes.
Palavras-Chave: Multidisciplinariedade. Revolução Industrial.
Protagonismo Estudantil.
Referências:
Ciências humanas e
suas tecnologias/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.113p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 3).
BRASIL. Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
história/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
AZEVEDO, Gislaine.
História: passado e presente/
Gislaine Azevedo, Reinaldo Seriacopi. – 1 ed. – São Paulo: Ática, 2016.
OLIVEIRA, Luiz
Fernando de. COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. – 4. Ed. – Rio de Janeiro:
Imperial Novo Milênio, 2016. 512p.
SILVA, Edilson
Adão Cândida da. FURQUIM JÚNIOR, Laercio. Geografia
em rede, 2˚ ano. – 2. ed. – São Paulo: FTD, 2016. (Coleção geografia em
rede).
[1]
E.E. Alda G. Scopel , cassianaoliiveira@gmail.com
[2]
E.E. Alda G. Scopel, jsjacinta@hotmail.com
[3]
E.E. Alda G. Scopel, lianeikert@hotmail.com
[4]
E.E. Alda G. Scopel, lucianacalmon057@gmail.com
[5]
E.E. Alda G. Scopel, luiz.zanelli@yahoo.com.br
[6]
E.E. Alda G. Scopel, neilongeo@gmail.com
[7]
E.E. Alda G. Scopel, profmonica.ags@gmail.com
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