sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PROJETO MULTIDISCIPLINAR REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste
CASSIANA OLIVEIRA DA SILVA[1]
JACINTA SOARES DA SILVA[2]
LIANE IKERT,[3]
LUCIANA CALMON FERRARI[4]
LUÍS ZANELLI NETO[5]
NEILON VILELA NOGUEIRA[6]
MÔNICA FRANCISCA APARECIDA ARAÚJO RIBEIRO[7]

Resumo: Este projeto tem por objetivo estimular a pesquisa, o protagonismo e a interação social, bem como o respeito à opinião alheia, podendo ser exercitado nos debates promovidos em sala de aula. A partir das observações sobre os debates, percebemos que este se torna melhor compreendido, quando surge das necessidades do grupo, de seus questionamentos e inquietações, facilitando a compreensão de diferenças, semelhanças, transformações e permanências. Nota-se maior dificuldade em relacionar o momento histórico da “Revolução Industrial” e suas nuantes, com o contexto social, cultural e econômico entre a sociedade presentes ao longo do tempo. Com planejamento e sistematização, a abordagem multidisciplinar permite que o conteúdo, que seria padronizado, apenas baseado em livro didátivo, seja assimilado de forma múltipla, com todos seus contextos. Assim, ao estimular a pesquisa, a análise, a crítica, a interpretação e a contextualização de fatos históricos, geográficos e sociológicos, buscar-se-a oferecer um contraponto que permita ressignificar suas experiências no cotidiano e também apresentar instrumentos congnitivos que auxiliem na apreensão da aprendizagem significativa. Este projeto tem como foco os estudantes do ensino médio, das turmas do 2º anos (A, B, C, D, E, F, G, H, J), visando a construção multidisciplinar das Ciências Humanas, apropriada a formação integral dos estudantes.

Palavras-Chave: Multidisciplinariedade. Revolução Industrial. Protagonismo Estudantil.

Referências:

Ciências humanas e suas tecnologias/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.113p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 3).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

AZEVEDO, Gislaine. História: passado e presente/ Gislaine Azevedo, Reinaldo Seriacopi. – 1 ed. – São Paulo: Ática, 2016.

OLIVEIRA, Luiz Fernando de. COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. – 4. Ed. – Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016. 512p.

SILVA, Edilson Adão Cândida da. FURQUIM JÚNIOR, Laercio. Geografia em rede, 2˚ ano. – 2. ed. – São Paulo: FTD, 2016. (Coleção geografia em rede).


[1] E.E. Alda G. Scopel , cassianaoliiveira@gmail.com
[2] E.E. Alda G. Scopel, jsjacinta@hotmail.com
[3] E.E. Alda G. Scopel, lianeikert@hotmail.com
[4] E.E. Alda G. Scopel, lucianacalmon057@gmail.com
[5] E.E. Alda G. Scopel, luiz.zanelli@yahoo.com.br
[6] E.E. Alda G. Scopel, neilongeo@gmail.com
[7] E.E. Alda G. Scopel, profmonica.ags@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário